22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Presos da Cadeia de Guarapuava participam de Ciclo de Oficinas

Os detentos devem receber um certificado de 40 horas que os auxiliará na remição de pena. Participam das oficinas presos que fizeram Enem

ea09d891-a5f7-4ade-8f73-e302701ace89

A primeira transmissão ocorreu ontem (25) na Cadeia Pública de Guarapuava (Foto: Depen)

Presos da Cadeia Pública de Guarapuava participaram da primeira vídeo-aula do Ciclo de Oficinas de animação sociocultural. De acordo com as informações, os presos receberão certificados de 40 horas e podem utilizar este tempo para remir pena. A web conferência ocorreu nessa quinta (25), na sala de aula da unidade prisional.

De acordo com as informações da chefia da cadeia, as oficinas ocorrem em parceria com Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Nova Visão. Estas oficinais são oferecidas aos presos na Cadeia Pública pelos acadêmicos e acadêmicas do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Ainda conforme as informações da chefia, podem participar da atividade os detentos que foram submetidos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta prova também ocorreu nas dependências do cadeião no dia 23 de fevereiro. Assim, o gestor da cadeia, Wellington Rodrigo de Oliveira, destacou a importância de atividades como esta no âmbito carcerário.

Estas atividades, além de auxiliarem o preso a remir pena, fazem com que estes detentos possam sair daqui com perspectiva de futuro e recomeço de vida. O Departamento Penitenciário do Paraná tem trabalhado para tirar detentos de dentro das cadeias com possibilidade de ingressarem em vidas profissionais e familiar.

Além disso, a atividade desenvolvida exclusivamente para presos, teve boa aceitação dos participantes. “Quando a atividade terminou eles dividiram conosco a experiência. Por fim, disseram que interagiram entre eles de uma forma diferente do que quando estão dentro da cadeia, se disseram felizes em participar de algo bom”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo