Da Redação
Guarapuava – Presos custodiados na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) e no Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava (Crag) fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Na PIG, 30 participam do Enem, enquanto no semiaberto não houve informação sobre o número de participantes.
Ao todo, no Paraná, cerca de 2,4 mil presos custodiados em penitenciárias estão inscritos. As provas que continuam nesta quarta (14), estão sendo aplicadas em salas de aula das próprias unidades penais.
Assim como no Enem regular, no primeiro dia (13) as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Na quarta (14), os presos farão as provas de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
O Enem PPL é ofertado em unidades prisionais e socioeducativas de todo o Brasil desde 2010. Há um edital específico para as prisões, com datas de aplicação das provas diferentes das aplicadas aos demais estudantes. Em todo o País, mais de 54 mil pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida educativa que realizam o exame.
Ainda não há data definida para a publicação do resultado final.