22/08/2023



Região Segurança

Presos divulgam em redes sociais imagens de rebelião em cadeia em Irati

Na 14ª SDP em Guarapuava os presos que começaram a greve no dia 18 desse mês, continuam sem banho de sol em forma de manifestação

noticia_894715_img1_bprebeliao

Presos de Irati fazem rebelião após visitante ser preso com drogas e celulares (Foto: Reprodução/Bem Paraná)

*Reportagem com vídeo

Uma rebelião marcou a manhã deste domingo (28) na Cadeia Pública de Irati. Conforme o Departamento Penitenciário (Depen), não houve reféns e ninguém ficou ferido. O início de rebelião começou após o trabalho dos guardas prisionais que interceptaram a entrada de drogas e de celulares no local, o visitante que levava acabou preso.

De acordo com o Depen, os presos acabaram danificando algumas alas para tentar sair para a área externa, mas a equipe frustrou a tentativa. Instalações e celas também estão danificadas. Os profissionais controlaram a situação em duas horas, como informa o chefe regional de cadeia, Rodrigo Fávaro.

“Teve um princípio de rebelião. Ocorreu após uma tentativa frustrada de arremesso. Conseguimos conter a ação. Os presos se revoltaram e acessaram as galerias, depredaram uma parte. Acionamos o SOE, Rotam, Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança”.

Imagens de vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um dos presos afirma o que os levou a iniciar a rebelião. De acordo com informações, presos foram transferidos.

 (Os vídeos foram postados nas rede sociais)

14ª EM GUARAPUAVA

Uma greve iniciada no dia 18 de fevereiro pelos presos da Cadeia Pública de Guarapuava segue vigente. Há 10 dias, os detentos se negam a sair para o banho de sol como forma de protesto. A ação tem o objetivo de forçar o retorno das visitas e das entregas de sacolas na unidade prisional. A paralisação é estadual, mas nem todos os estabelecimentos prisionais aderiram.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo