Dois presos tentaram fugir da Cadeia Pública de Guarapuava na madrugada desta quarta feira (28). De acordo com o delegado Rubens Miranda Júnior, por volta das 5h30 de hoje policiais flagraram dois fugitivos já no lado de fora do prédio. Eles cavaram um buraco na parede da galeria B. Para facilitar a fuga outros presos simularam um mal súbito e pediram atendimento aos carcereiros.
Com 377 presos para 166 vagas, as tentativas de fugam passaram a ser corriqueiras na cadeia de Guarapuava com média de pelo duas tentativas contidas por semana.
De acordo com o delegado, a situação está insustentável e uma das alas precisa ser reformada com urgência. Para isso, já foi solicita a remoção emergencial e temporária de presos à Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), por cerca de até 30 dias, prazo para a realização da obra. Entretanto, até agora não houve retorno por parte de Departamento Penitenciário (Depen).
A preocupação é também com a segurança dos agentes e dos policiais. “Não tem como entrar nas alas, pois os policiais estão correndo riscos”.