Vai começar a prestação de contas dos candidatos nas eleições de dois de outubro. Parcial, a prestação envolve aqueles que utilizaram recursos financeiros. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral o prazo começa nesta sexta (9) e segue até 13 de setembro.
Conforme a Justiça Eleitoral, o período eleitoral começou no dia 16 de agosto. Assim sendo, todas as candidaturas obrigatoriamente têm que enviar relatórios. Devem incluir os dados de arrecadação de campanha, a cada 72 horas. O destinatário são os tribunais regionais. De acordo com o TRE, os candidatos devem encaminhar toda documentação para comprovar os gastos antecipados nos relatórios financeiros.
No sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral, que é atualizado de hora em hora, já é possível, fazer consultas. De acordo com a Agência Brasil, o eleitor pode ver como estão sendo gastos os recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Para isso, basta entrar na página de uma candidatura e rolar para baixo para ter acesso às informações sobre receitas e gastos.
Em 15 de setembro, conforme o TSE, haverá a prestação parcial de contas. Lá o eleitor vai encontrar os nomes, o CPF ou CNPJ dos doadores e dos respectivos valores doados. Já a prestação de contas final deverá ser feita até 30 dias após as eleições. A regra vale tanto para o primeiro turno, em 2 de outubro, como para eventual segundo turno, em 30 de outubro.
Leia outras notícias no Portal RSN.