22/08/2023
Brasil Política

Prestação parcial de contas da campanha começa nesta sexta

Na prestação parcial, os candidatos devem encaminhar toda documentação para comprovar os gastos antecipados nos relatórios financeiros

prestação

Prestação de contas segue até o dia 13 de setembro (Foto: TRE)

Vai começar a prestação de contas dos candidatos nas eleições de dois de outubro. Parcial, a prestação envolve aqueles que utilizaram recursos financeiros. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral o prazo começa nesta sexta (9) e segue até 13 de setembro.

Conforme a Justiça Eleitoral, o período eleitoral começou no dia 16 de agosto. Assim sendo, todas as candidaturas obrigatoriamente têm que enviar relatórios. Devem incluir os dados de arrecadação de campanha, a cada 72 horas. O destinatário são os tribunais regionais. De acordo com o TRE, os candidatos devem encaminhar toda documentação para comprovar os gastos antecipados nos relatórios financeiros.

No sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral, que é atualizado de hora em hora, já é possível, fazer consultas. De acordo com a Agência Brasil, o eleitor pode ver como estão sendo gastos os recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Para isso, basta entrar na página de uma candidatura e rolar para baixo para ter acesso às informações sobre receitas e gastos.

Em 15 de setembro, conforme o TSE, haverá a prestação parcial de contas. Lá o eleitor vai encontrar os nomes, o CPF ou CNPJ dos doadores e dos respectivos valores doados. Já a prestação de contas final deverá ser feita até 30 dias após as eleições. A regra vale tanto para o primeiro turno, em 2 de outubro, como para eventual segundo turno, em 30 de outubro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo