A venda e o consumo de bebidas alcoólicas estão sendo coibidos e já apresentam redução no número de ocorrências policiais em Prudentópolis.
De acordo com a Polícia Militar, desde 25 de março foi colocado em prática o artigo 100, alínea A, do Código de Posturas do município (Lei Municipal 1861) que proíbe e restringe a venda, entrega e consumo de bebidas alcoólicas. A fiscalização acontece por meio de patrulhamentos de equipe policial em ruas da cidade e em pontos onde há aglomeração de pessoas. Em cerca de 10 dias de fiscalização 65 pessoas já foram notificadas e assinadas um termo de ciência sobre o cumprimento da lei.
De acordo com o Capitão Juvencio Antoszczyszyn, comandante da 4ª Cia. da PM em Prudentópolis, a fiscalização já surte efeitos positivos.
“Algumas condutas ilícitas e ou reprováveis, decorrentes do uso de bebida alcoólica por aglomerados de pessoas, principalmente na área central do município, se extinguiram ou se limitaram a mínima constatação nos locais alvos da fiscalização”, afirma o comandante. Segundo o Capitão Juvêncio, já há redução no número de casos de perturbação do sossego (por som alto, gritarias, ronco de motores, entre outros ), embriaguez ao volante, embriaguez em via pública, rixas, vias de fato, lesão corporal, dano ao patrimônio público, bloqueio de rua por veículos e pessoas e ainda arremesso de garrafas sobre as ruas. Durante a fiscalização, num primeiro momento, as pessoas são advertidas quanto à conduta desobediente, mas não fogem à uma restrição oficial ao assinarem um termo de ciência, o qual se constituirá em anexo de um Boletim de Ocorrência, lavrado para fins de futuras consultas. Em caso de reincidência na mesma infração, será lavrado Termo Circunstanciado pelo crime de desobediência, de acordo com o Art. 330 do Código Penal Brasileiro, passando então a ser processada aos moldes da justiça criminal. No entanto, se no ato da abordagem houver recusa quanto ao acatamento ao artigo da lei, o infrator está sujeito à elaboração do Termo Circunstanciado.