22/08/2023
Brasil Economia

‘Prévia’ do PIB mostra que é preciso aprovar reformas para país voltar a crescer

Avaliação é do economista da USP, Luciano Nakabashi, após números do BC

loja

*Reportagem com áudio/Cintia Moreira/Agência Rádio Mais

(Imagem: Agência Rádio Mais)

Na avaliação do professor de economia da USP em Ribeirão Preto, Luciano Nakabashi, os números do Índice de Atividade Econômica, são um indicativo da necessidade de estímulos à economia. Os números são medidos pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o BC, a economia brasileira registrou retração de 0,13% no segundo trimestre de 2019.

Conforme explica Nakabashi seria necessário mais um trimestre de queda para que a economia esteja em recessão técnica. Ou seja, quando há dois trimestres seguidos de queda no nível de atividade.

De acordo com o professor Luciano Nakabashi, a liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) vai ajudar a estimular a economia. Entretanto, ele ressalta  que é essencial que a Reforma da Previdência e a Reforma Tributária sejam aprovadas.

Vale ressaltar que o IBC-BR do Banco Central é um dos indicadores criado para tentar antecipar o resultado do PIB, que é calculado pelo IBGE. Os números oficiais do PIB do segundo trimestre serão divulgados no próximo dia 28.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.