Por: Caio Budel
Com a proximidade do Natal e da virada do ano, muitas famílias viajam para curtir suas férias em diversos locais do Brasil. Porém, a Polícia Rodoviária Federal alerta que os cuidados nessa época do ano devem, de fato, serem triplicados. Segundo José Rosan Borges, policial rodoviário federal, o ponto principal a ser tratado é a atenção. “Não adianta dizer que se precisa tomar cuidado com a sinalização, por exemplo, porque quem tira a carteira tem a obrigação de saber disso”, explica. O policial ainda ressalva que quando você está na estrada deve pensar além da sua própria segurança, mas também na de todos os outros motoristas. “Muitas pessoas vão para BR sem ter experiência em dirigir na estrada. Isso não pode acontecer”, pontua.
Contudo, Rosan ainda explica que o aperfeiçoamento da lei seca, que agora possibilita que vídeos, relatos, testemunhas e outras provas sejam considerados válidos contra os motoristas embriagados, não irá funcionar enquanto as pessoas não derem o devido valor as suas vidas.
A rigidez da Lei Seca também aumenta a punição administrativa, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano.