22/08/2023



Guarapuava Segurança

PRF apreende 49 filhotes de serpentes e 20 tartarugas em Guarapuava

Animais eram transportados numa mala no bagageiro de um ônibus que fazia a linha de Buenos Aires para Rio de Janeiro

cobrinhas

Os filhotes de cobras e tartarugas estavam no bagageiro de um ônibus (Foto: Ascom/PRF)

*Reportagem com vídeo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta quinta (28) na BR-277 em Guarapuava (PR), 49 filhotes de serpentes e 20 tartarugas. Conforme a PRF, os animais entraram irregularmente no país. Por volta das 2h da manhã, os policiais abordaram um ônibus argentino que fazia a linha de Buenos Aires para Rio de Janeiro.

Ao revistarem o bagageiro, os policiais encontraram dentro de uma mala, potes sem furos de ventilação e sacos com as cobras e tartarugas sendo transportadas sem documentação. De acordo com as informações da PRF, um homem de 46 anos saiu do Brasil e comprou os animais no país vizinho. Além disso, informou que levaria os animais para São Paulo.

Conforme as informações da polícia, as tartarugas seriam entregues em São Paulo, provavelmente para revenda. Já as serpentes seriam de estimação. Como são exóticas nenhuma pertence à fauna brasileira. Por fim ele acabou preso e encaminhado à Polícia Federal de Guarapuava.

VEJA O VÍDEO DA APREENSÃO

POLÍCIA AMBIENTAL 

Na ocorrência, policiais ambientais prestaram apoio na Delegacia da Polícia Federal de Guarapuava. Conforme a PM, as cobras eram da espécie Píton Ball e as tartarugas do Charco.

(Foto: Polícia Ambiental)

(Foto: Polícia Ambiental)

Além disso, a equipe também apreendeu um lagarto Rufensis, sem autorização do órgão ambiental competente.

(Foto: Polícia Ambiental)

O responsável pelos animais recebeu uma autuação administrativa pela polícia ambiental em R$ 16 mil. Isso por introduzir no País, animais exóticos sem licença ambiental.

(Foto: Polícia Ambiental)

Em seguida, os policiais encaminharam as espécies para o Sistema de Atendimento a Animais Selvagens da Universidade Estadual no Centro Oeste (Unicentro). Por fim, a Polícia Federal efetuou as medidas penais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo