Começa nesta quarta (19), a Operação Corpus Christi 2019 em todo o Paraná. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensifica as fiscalizações nas rodovias com o intuito de coibir irregularidades e evitar acidentes.
A operação, que segue até domingo (23), e de acordo com a assessoria de imprensa deve priorizar ações de controle de velocidade com radares portáteis, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e a realização de exames de bafômetro.
Além disso, policiais devem verificar o uso dos equipamentos de retenção para as crianças —o bebê-conforto até um ano de idade, a cadeirinha até os quatro anos e o assento de elevação até os sete anos e meio— também será alvo das ações da PRF. Abordagens específicas de motocicletas são outro foco da operação.
A expectativa da polícia é de que os picos de movimento devem ocorrer no fim da tarde e início da noite de quarta (19), na manhã de quinta (20) e na tarde e noite de domingo (23). Em média, o fluxo de veículos deve estar entre 20% e 30% superior ao de dias normais.
Conforme dados divulgados pela PRF, no feriado de Corpus Christi do ano passado, seis pessoas morreram e outras 106 ficaram feridas no Paraná. As equipes da PRF atenderam 104 acidentes no estado. Em 2018, o feriado foi impactado pela greve dos caminhoneiros, que afetou o abastecimento de combustíveis em todas as regiões do país.
Desatenção, desobediência às normas de trânsito e sono foram as causas dos acidentes fatais registrados durante o feriado de 2018. Todas as seis mortes foram registradas à noite ou de madrugada.