A Polícia Rodoviária Federal promoveu nessa quarta (25), a 10ª Operação Serra Segura em Guarapuava. Conforme a PRF, a operação ocorre em diversos locais no país e pretende fiscalizar irregularidades em veículos de cargas. Desse modo, verificando os sistemas de freios, suspensão, direção e sinalização, além de promover a saúde dos profissionais do transporte.
A ação ocorreu das 10h às 17h, e contou com o apoio de equipes de enfermeiros e mecânicos da concessionária Caminhos do Paraná. Durante a fiscalização dos veículos, os mecânicos fizeram a avaliação geral do sistema de frenagem e direção. E após a consulta da documentação e devidas orientações, os policiais encaminharam os motoristas para avaliação da saúde com a equipe de enfermeiros.
FISCALIZAÇÃO
Ao total, a operação fiscalizou 60 veículos, sendo lavrados 50 autos de infração em razão de diversas irregularidades. Além disso, a PRF removeu três veículos, por não apresentarem condições mínimas de segurança para prosseguir a viagem. Outros 20, tiveram o documento retido e receberam um prazo para efetuar a regularização.
Durante a fiscalização, a equipe autuou vários veículos com pneus sem condições de segurança: 35,1% por problemas no cronotacógrafo e 18,9% por problemas nos sistemas de iluminação ou sinalização e 18,9% por pneus em mau estado de conservação.
SAÚDE DOS MOTORISTAS
De acordo com a PRF, diversos motoristas foram flagrados desrespeitando o tempo de direção e descanso do motorista profissional. De acordo com a Resolução nº 525/2015 do o Conselho Nacional de Trânsito, o motorista profissional é obrigado, dentro do período de 24h, a observar o mínimo de 11 horas de descanso, que podem ser fracionada.
Contudo, é obrigatório o mínimo de oito horas ininterruptas de descanso. Esse modelo de operação promove o aumento da segurança viária. Isso porque tira de circulação os veículos sem condições mínimas de segurança.
Leia outras notícias no Portal RSN.