22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Primavera começa com cara de inverno em Guarapuava

Primavera começa com temperaturas amenas. Mas Simepar afirma que estação é marcada por elevação das temperaturas e temporais de pouca duração

FOTO LARI 2

A primavera chegou às 4h50 desta segunda (23) (Foto: Orlando Cezar da Silva)

A primavera começou com cara de inverno em Guarapuava. A estação das flores que antecede o verão, iniciou às 4h50 desta segunda (23) e vai até o dia 22 de dezembro. Assim você pode pensar: ufa, até que enfim o inverno acabou. Oficialmente, sim. Mas na prática, em Guarapuava, não.

Assim, o frio esteve presente mais do que nunca nesta segunda (23). O dia começou gelado na cidade, apesar do sol e do céu azul. Essa será uma semana de transição entre as do inverno e da primavera. Por isso, mesmo iniciada de madrugada, a primavera estava com cara de inverno.

A primavera começou com céu azul e temperaturas amenas em Guarapuava (Foto: Larissa Ortiz)

Os ventos de 52 km/h aumentaram ainda mais a sensação de frio na cidade. Quem acordou cedo precisou se encolher para enfrentar  os ventos e o frio. Também os termômetros marcaram 5° C na cidade. E olha, pode manter o agasalho ao menos pela manhã nos próximos dias. Hoje, a máxima não deve passar dos 18° C. A estação também é marcada por um aumento natural do volume de chuvas.

TEMPORAIS

Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), no Paraná a primavera é marcada chuvas severas com rajadas de ventos fortes, granizos e grande quantidade de raios. Assim, nesta terça (24) a nebulosidade aumenta e podem ocorrer pancadas de chuva rápida entre a tarde e a noite.

Entretanto, o dia será parcialmente nublado em Guarapuava. O volume de chuva fica em 4,5 mm. As temperaturas variam entre 9° C e 20° C. Nada de calor por enquanto. Aliás, a primavera tem aumento das temperaturas médias ao longo dos dias, à medida que a estação se consolida.

Os dias vão ser mais longos e quentes com a aproximação do verão (Foto: Orlando Cezar da Silva)

Os dias vão ficando mais longos e quentes com a aproximação do verão. Para a quarta (25), existe a possibilidade de nevoeiros nas primeiras horas do dia. O sol aparece, mas as temperaturas ficam amenas pela manhã e não sobem muito durante o dia. Os ventos aumentam a sensação de frio. Mínima de 11° C e máxima de 19° C.

Na quinta (26), o sol vai dar as caras com uma certa timidez, já que aumentam as nuvens em Guarapuava. Mas não se preocupe: não deve chover. O ventos diminuem até o fim de semana. Pela manhã faz friozinho com 9° C. Mas à tarde, os termômetros sobem e registram 23° C.

Estão previstos nevoeiros nas primeiras horas da manhã de quarta (25) e sexta (27) em Guarapuava (Foto: Orlando Cezar da Silva)

O nevoeiro de quarta deve se repetir na manhã de sexta (27). Mas o sol aparece, e não deve chover. Assim, para a sexta (27), os termômetros variam entre 10° C e 23° C na cidade.

FIM DE SEMANA

Para o fim de semana, o sol aparece com mais força e céu claro. Não existe previsão de chuva. Para sábado (28), a mínima será de  11° C e a máxima de 23° C.

Contudo, para o domingo (29), as temperaturas sobem um pouco à tarde. Cedinho faz 11° C, mas os termômetros chegam aos 26° C em Guarapuava. Céu azul e sol estão garantidos, sem possibilidade de chuva na cidade.

Fim de semana será ensolarado e com temperaturas mais altas em Guarapuava (Foto: Larissa Ortiz)

Na segunda (30), as temperaturas sobem. Pela manhã faz 12° C. E à tarde, faz calor. Os termômetros registram 29° C. Uma nova frente fria deve chegar ao Sul do Brasil no dia 1 de outubro. E isso deve deixar o tempo mais estável e com temperaturas em elevação no Paraná.

PRIMAVERA DO PARANÁ

A tendência das temperaturas é de que os valores fiquem próximos a acima da média histórica. O início da estação apresenta maior amplitude térmica – diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários. Mas segundo o Simepar, essa amplitude diminui progressivamente com a aproximação do verão.

Grandes variações na temperatura devem ocorrer em períodos curtos de horas a poucos dias devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas. O regime das chuvas no Paraná ao longo da primavera irá acompanhar o comportamento médio histórico.

Outubro deve registrar chuva abaixo do previsto (Foto: Orlando Cezar da Silva)

Mas o mês de outubro, deverá registrar chuva abaixo do previsto. A ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes, faz parte da estação. Entretanto, essas chuvas são rápidas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo