22/08/2023



Saúde

Primeira cirurgia com neuro navegador é realizada com sucesso em Guarapuava

imagem-78807

Cristina Esteche

O neurocirurgião Bruno Saciloto  realizou com sucesso, no Hospital São Vicente em Guarapuava, nesta quinta (18), a primeira neurocirurgia  guiada por um equipamento de neuro navegação do interior do Paraná. A tecnologia de última geração, até então só usada em grandes centros de referência, permite à equipe, localizar e atuar em áreas profundas do cérebro com menor risco de lesões, com menor perda sanguínea, recuperação cirúrgica mais rápida e menor trauma ao paciente. “É uma tecnologia de ponta com padrão ouro para tumores cerebrais”, disse Saciloto.

De acordo com o neurocirurgião, a cirurgia foi realizada na manhã desta quinta e levou apenas uma hora e mei de procedimento. Nos métodos tradicionais duraria entre quatro e cinco horas. Outro benefício é que o paciente que deveria se recuperar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), já foi levado para o quarto e, em vez de ficar internado por quatro dias, já vai ter alta médica amanhã, sexta (19).

“Era uma lesão pequena com 1,5 centímetro. Com o neuro navegador foi possível localizar o tumor com precisão milimétrica, e fazer a craniotomia [abertura do osso do crânio], com  menor incisão; perda de apenas 200 ml de sangue contra 800 ml a um litro em procedimentos tradicionais”. 

De acordo com Saciloto, a sofisticação do equipamento permite um procedimento minimamente intrusiva, com menos complicações intra e  pós operatórias e recuperação pós-cirúrgica mais rápida.

Para o neurocirurgião, esse tipo de cirurgia de alta complexidade é um importante avanço para Guarapuava e comprova que cidades do interior podem realizar esse tipo de procedimentos até então realizados apenas em grandes centros. O aparelho é alugado e foi trazido de São Paulo. A cirurgia contempla pacientes que possuem convênios ou particulares.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo