Da redação (com Aen) – A primeira-dama Regina Pessuti apresentou nesta quinta-feira (27), durante a interiorização do Executivo, propostas de projetos de atenção à mulher nas áreas da educação, meio ambiente, financeira e geração de emprego e renda a cerca de 50 líderes políticas das regiões do Centro e do Centro-Sul.
Entre as principais propostas, Regina citou a criação de uma secretaria especial e a reativação do Conselho Estadual da Mulher. “A Secretaria terá como objetivo promover a discussão das políticas públicas voltadas para este gênero para que se ofereça um tratamento diferenciado às mulheres”, destacou. Para implantação do conselho, a primeira-dama disse que “se busca um formato diferenciado, não restrita apenas aos representantes dos políticos”.
Na área da educação, Regina contou que estão em estudo a implantação de projetos de civismo, que compreendem a introdução de aulas de musicalização sobre hinos nas escolas da rede pública, e a criação do Museu da Escola, espaço em que devem ser expostos os registros sobre a histórica do ensino no Paraná e que deve se tornar itinerante. “Existe o acervo, mas nós não temos onde guardá-lo”, afirmou.
Na área do meio ambiente, ela falou que estão em estudo os projetos para incentivar a produção e industrialização do bambu e o estímulo à produção de flores, com vistas à geração de emprego e renda aos pequenos agricultores. “Esta é uma forma de aproveitar uma parte da reserva legal de forma economicamente viável e racional. É um projeto de longo prazo”, disse. A oferta de microcrédito para as mulheres e a capacitação delas para a execução de atividades na área da construção civil também foram citados.
Na área de esportes, a primeira-dama ressaltou que estão previstos a extensão do programa de implantação de equipamentos de ginástica da terceira idade em espaço públicos e a construção de um ginásio projetado para as pessoas com deficiência. “Existem hoje para-atletas que quebraram recordes e não dispõem de nenhum incentivo para continuar a competir”, lembrou.
AVALIAÇÃO – A primeira-dama e secretária da Assistência Social de Turvo, Noeli Maria Bastos Seguro, elogiou a iniciativa. “Acho muito louvável a atitude dela em falar, especialmente, conosco porque ser esposa de político é muito difícil. Ao mesmo em que tempo você é um espelho, também é uma janela para críticas”, disse.
Para a primeira-dama e secretária da Administração de Paula Freitas, Roseli Cristina Bogdan de Almeida, o encontro “foi uma oportunidade para que nós, municípios, pudéssemos expôr os nossos anseios e problemas e com isso trazer soluções efetivas para a população”.