22/08/2023


Brasil Educação

Primeira fase do Enem 2022 ocorre neste domingo (13)

Os cerca de 3,4 milhões de estudantes vão fazer as provas de linguagens e ciências humanas, bem como a de redação

enem

Os inscritos vão ter cinco horas e meia para responder a todas as questões do Enem 2022 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Neste domingo (13) ocorre a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os cerca de 3,4 milhões de estudantes vão fazer as provas de linguagens e ciências humanas, bem como a de redação.

Conforme a Agência Brasil os inscritos terão cinco horas e meia para responder todas as questões. As notas dessa prova variam de zero a mil. Contudo, os candidatos que zeram a prova não podem participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Desse modo, na reta final de preparação, o professor de língua portuguesa e redação Vinícius Oliveira indica que os estudantes revisem as próprias redações escritas ao longo do ano e que vejam exemplos de redações que obtiveram nota máxima.

Recomendo que leiam o maior número de redações possível porque agora é muito ruim pressionar o estudante para que faça maratona [de escrita]. Ler as redações nota mil é um estudo ativo e mais confortável.

CORREÇÃO DA REDAÇÃO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que as redações do Enem são avaliadas em cinco competências. Cada uma vale 200 pontos. Assim, os alunos devem demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Bem como, compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

Além disso, o texto deve estar dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Os candidatos precisam selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações. Assim como fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Além de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Por fim, elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada prova passa por dois corretores. Caso haja diferença de mais de 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo