22/08/2023
Esportes

Primeira final dos Jogos Escolares em Guarapuava define campeões

Muita vibração de torcidas e atletas marcaram o último dia dos Jogos Escolares do Paraná (JEP), para estudantes de 12 a 14 anos (Categoria B), promovido pelo Governo do Estado. A fase final da competição era disputada desde dia 28 de junho, em Guarapuava, e foi encerrada sábado (6). Os jogos são resultado da cooperação entre as secretarias de Estado do Esporte e da Educação, em parceria com prefeituras. As finais da categoria de 15 a 17 anos serão disputadas no mês que vem, em Foz do Iguaçu.

Os campeões das finais vão participar da fase nacional dos escolares – os Jogos Escolares da Juventude, antes chamados de Olimpíadas Escolares. Neste ano, a competição para atletas de 12 a 14 anos será disputado em Natal (RN), em setembro, e para os de 15 a 17 anos, em Belém (PA), em novembro.

Na fase final da categoria B foram disputadas 16 modalidades, que incluem ginástica rítmica, atletismo, tênis de mesa, futsal, handebol, basquete e vôlei. Na última partida do basquetebol masculino, os meninos do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, desbancaram os do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, por 57 a 29. O bronze ficou com a equipe do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, que venceu o time do Colégio Bom Jesus por 48 a 36.

Pelo feminino, as meninas do Colégio Mãe de Deus, de Londrina, voltaram a vencer, desta vez a vítima na final foi o Colégio Dom Bosco Batel (Curitiba), placar final de 39 a 28. O bronze ficou com as meninas do Colégio Carmelita S. Dias, de Foz do Iguaçu.

FUTSAL

Modalidade com maior número de equipes inscritas em todas as fases, o futsal elevou a tensão no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes. A partida entre Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, e o Colégio Estadual Arthur Ramos, de Engenheiro Beltrão, estava bastante equilibrada, mas os maringaenses venceram por 1 a 0 e ficaram com o título. Na decisão do terceiro lugar o Colégio Estadual Rui Barbosa, de Cornélio Procópio, derrotou o Colégio Santana, de Ponta Grossa, por 5 a 3.

Pelo feminino, depois de bater na trave no ano passado, o Colégio Marista de Cascavel foi o grande campeão. Na final, a equipe venceu o Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, pelo placar de 5 a 2. Na decisão do terceiro lugar, o Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste, derrotou o Colégio Estadual Humberto de Campos, de Santo Antônio do Sudoeste, nos pênaltis, por 5 a 4, após empate em 4 a 4.

HANDEBOL

O grito de campeã ecoou no Ginásio Altair Macedo (Trianon) após a conquista das alunas do Colégio Luzia Garcia Villar, de Barbosa Ferraz, por placar apertado de 14 a 12, contra as representantes de Alto Paraná, do Colégio Agostinho Stefanello.

No masculino, a conquista dos atletas do Colégio Agostinho Stefanello, de Alto Paraná, sobre o Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, por 18 a 17 foi emocionante. Falecida há uma semana, a avó do técnico Adriano Riato recebeu homenagem durante o jogo, e o troféu foi dedicado a ela.

VOLEIBOL

 

O Colégio Néo Máster, de Ponta Grossa, foi o grande campeão do voleibol masculino. A equipe derrotou o Colégio Dom Bosco Ahu, de Curitiba por 3 sets a 0, no ginásio Visconde de Guarapuava. A vitória nos sets por 25×21, 25×17 e 25×12, confirmou a invencibilidade da equipe, que não perdeu nenhum dos 14 que disputou. Na disputa da medalha de bronze, o Colégio Global, de Umuarama confirmou o favoritismo e venceu o Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí por 2 sets a 0. As parciais foram de 25×13 e 25×18.

No feminino, a confirmação das previsões iniciais de favoritismo. O Colégio Dom Bosco Ahu, de Curitiba, garantiu o título ao fazer 3 sets a 0 no Colégio Vincentino Incomar, de Toledo, nas parciais de 25×10, 25×20 e 25×19. Na decisão da medalha de bronze, as meninas do Colégio Santa Terezinha jogaram em casa e venceram o Colégio Estadual Arthur Azevedo, de São João do Ivaí por 2 sets a 1 (25×23, 23×25 e 15×09).

TÊNIS DE MESA

 

A dupla feminina da Escola Estadual Núcleo Res Pindorama conquistou o título de campeão no torneio de duplas com Andriza Maria Shell e Evelin Padilha. Gabrielle e Isabelle Egoshi, da mesma escola garantiram a medalha de prata. Já dupla Luana Lima e Sucastell Perreira levaram para casa a medalha de bronze.

Já no masculino, os gêmeos Gabriel e Gustavo Nakamura Miura, do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, de Maringá, ficaram com o ouro. Com esse resultado os irmãos, que também faturaram o ouro e a prata no individual, garantiram o título para o Colégio.

VÔLEI DE PRAIA

 

O Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, de Ponta Grossa, no masculino e o Centro de Excelência e Educação, de Palotina, no feminino, foram os campeões do vôlei de praia. No masculino título para os atletas Lucas Romero e Gustavo Tamura. No feminino, a dupla Juliana e Gabriela (Caroline) do CEEDUC, de Palotina, ficou com o ouro.

XADREZ

 

Na somatória geral da competição, que envolve a categoria relâmpago, rápido e convencional no naipe masculino, o primeiro lugar foi do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, seguido pelo Colégio Estadual Paulo VI, de Boa Vista de Aparecida, e do Colégio Estadual Marechal Rondon, de Campo Mourão.

No feminino a Escola Municipal Caic Candido Portinari, de Curitiba, ficou com o título. O segundo lugar foi para cidade de Roncador, representada pelo Colégio Estadual de General Carneiro, seguida do Colégio Sepam de Ponta Grossa.

NATAÇÃO

 

A competição que foi realizada na Associação Cultural Recreativa e Esportiva, em Guarapuava, colocou o Colégio Positivo, de Curitiba, no topo do pódio na classificação final masculina, com 135 pontos. A segunda colocação ficou com o Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa, com 77 pontos. Em terceiro lugar ficou o Colégio Dom Bosco, de Curitiba, com 71 pontos.

No feminino o troféu de campeão geral foi para o Colégio Bom Jesus, de Curitiba, com 142 pontos. O Colégio Estadual Marista Paranaense, de Curitiba, fez 65 pontos e ficou com o troféu de vice-campeão geral. Na terceira colocação ficou o Colégio Santa Maria, de Cascavel, com 38 pontos.

JUDÔ

 

Na classificação final do judô feminino, o Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas de Pinhão ficou em primeiro, na segunda posição ficou o Colégio Estadual Padre Claudio Morelli, de Curitiba, e o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé, ficou em terceiro. No masculino, o Colégio Bom Jesus de Curitiba ficou com o título, o Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas, de Pinhão, ficou em segundo e o Colégio Dom Bosco, de Curitiba, em terceiro.

CICLISMO

 

No final da competição de ciclismo, foram escolhidos dois atletas destaques da modalidade, indicados pela equipe de arbitragem e pelos técnicos. No feminino, a atleta Letícia Catalani Marques, do Colégio Estadual Gastão Vidigal, de Maringá, e no masculino, Carlos Gabriel Braga, do Colégio Estadual Ayrton Senna, de Foz do Iguaçu.

Na classificação geral, quem garantiu o troféu de campeão foi o Colégio Estadual Souza Naves, de Rolândia, com 40 pontos. O vice ficou com o Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, de Guarapuava, com 28 pontos, e em terceiro o Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, de Foz do Iguaçu, com 27 pontos.

BADMINTON

 

Letícia Fiori, aluna da Escola Horário Ribeiro dos Reis, de Cascavel, e Faraeli Godoi, da Escola Antônio José dos Reis, de Toledo, duelaram na grande final do badminton. Faraeli venceu Letícia e ficou em primeiro lugar, carimbando vaga para os Jogos Escolares da Juventude. Já no masculino, Vagner Antunes, da Escola Antônio José dos Reis, de Toledo, enfrentou na final Lucas Gilinski, da Escola Nossa Senhora das Mercês, de Curitiba, que ficou em primeiro.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pela Secretaria do Estado da Educação, organizados pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.