22/08/2023
Brasil Saúde

Primeira marca de autoteste é aprovada pela Anvisa no Brasil

Qualquer pessoa pode fazer o teste, coletando uma amostra pelo nariz. O resultado deve sair em 15 minutos, mas não vale como diagnóstico

pexels-alex-koch-8132631

Anvisa aprova primeira marca de autoteste do Brasil (Reprodução/Pexels)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa quinta (17), a primeira marca de autotestes do Brasil. Assim sendo, qualquer paciente pode aplicar os exames. Desse modo, o teste funcionará com coleta por meio de bastão (swab), o paciente insere o aplicador no nariz. Em seguida, o resultado deve sair em 15 minutos. No entanto, a aprovação pela Anvisa só ocorreu com um conjunto de recomendações, disponíveis para acesso no site do órgão.

Sendo assim, a pessoa deve fazer o teste entre o 1º e 7º dia do início do sintoma. Como também pode aplicar o teste cinco dias depois de contato com uma pessoa infectada com a covid-19. Aliás, o exame não vale como diagnóstico, como documento para viagens ou para licença do trabalho.

Dessa forma, o produto nomeado como “Novel Coronavírus Autoteste Antígeno”, é fabricado pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. Além disso, a cartilha de orientações da Anvisa também traz informações ilustradas sobre como aplicar o teste e como interpretar os resultados.

Como exigido pela agência, a CPMH disponibilizou um canal de atendimento ao cliente para dúvidas e esclarecimentos. Basta entrar em contato por meio do telefone 0800 940 8883.

AUTOTESTES

De acordo com a Anvisa, os autotestes são um procedimento “orientativo”. Eles indicam que alguém pode estar infectado com o novo coronavírus. Contudo, o diagnóstico efetivo só pode ser feito por um profissional de saúde.

Inclusive, a Anvisa explica que o autoteste de covid-19 deve ser usado como triagem, para permitir o auto isolamento precoce. Assim, o procedimento quebra a cadeia de transmissão do vírus o mais rápido possível, “mas o diagnóstico depende de confirmação em um serviço de saúde”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.