22/08/2023



Educação Guarapuava

Primeira turma de Medicina tem seis alunos de Guarapuava

Perfil socioeconômico revela que maioria é homem e fez ensino médio em escola particular

cedeteg-guarapuava

(Foto: Reprodução)

A partir desta segunda (18), o campus (Cedetg) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), contará com os primeiros acadêmicos que estão fazendo história no ensino superior de Guarapuava. É a primeira turma de Medicina na universidade pública do município. Dos 40 alunos que estarão em sala de aula, seis são de Guarapuava, 32 foram aprovados no vestibular e os outros pelo Programa de Avaliação Continuada (PAC).

Isso significa que a primeira turma de medicina tem 34 alunos de outros municípios do Paraná. Apenas três vem de outros estados, sendo dois de Santa Catarina e um de São Paulo. Confirmando a tendência de que alunos de escolas particulares são a maioria na universidade pública, nessa primeira turma 71,88% cursaram o ensino médio em escolas particulares e 75% fizeram mais de um ano de cursinho. Outro dado que chama a atenção é que 71,88% já prestaram vestibular mais de quatro vezes.

A renda familiar dos acadêmicos de medicina mostra que o padrão econômico dos alunos é alto: 40,63% são de famílias que ganham entre cinco e 10 salários mínimos; 21,88% entre 11 e 15 s.m; 12,50% entre 16 e 20 s.m e 15,63%, mais de 20 salários mínimos. A faixa que está entre três e quatro salários representa apenas 9,38%.

De acordo com o levantamento socioeconômico feito pela Universidade, 96,88% dos acadêmicos não precisam trabalhar durante o curso. Outro dado apontado é que a maioria é homem (59,38%) e outros 40,62% são mulheres. A faixa etária predominante é entre 18 e 20 anos (46,88%).

Hoje (18) às 19h30 haverá Aula Inaugural com a conferência “O profissional de futuro”, no auditório PDE, no campus Cedeteg. Serão quatro dias de conferências e atos pela inauguração do curso.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo