22/08/2023


Paraná Saúde

Primeiras 60 mil vacinas pediátricas chegam nesta sexta (14) ao Paraná

Crianças com comorbidades e deficiência permanente, indígenas e quilombolas receberão a dose pediátrica primeiro

61546fc8ebb13-dsc_6105

A imunização pediátrica começará por crianças com comorbidades e deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Depois as de 11 anos até cinco anos (Foto: Américo Antonio/Sesa)

O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta quinta (13) que encaminhará ao Paraná 60 mil vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O voo deve chegar ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta (14), às 7h50. Assim que chegarem, as doses serão encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e descentralizadas aos municípios com agilidade.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Brasil recebeu na madrugada desta quinta, o primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer/BioNtech contra covid-19. A remessa com 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O Ministério da Saúde estima que o Paraná tenha 1.075.294 crianças.

Além disso, a vacinação está prevista na Nota Técnica nº 2/2022, publicada no último dia 5 de janeiro pelo Ministério da Saúde. O público infantil foi incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

PRIORIDADE

A imunização vai atender diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19. E por fim, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos cinco anos.

Conforme o secretário Estadual de Saúde, Beto preto, essa é a primeira remessa. Contudo ele afirmou que em breve o Paraná receberá mais. De acordo com Beto Preto, pretende-se vacinar todas as crianças do Paraná até março.

“É uma nova etapa da campanha de vacinação contra a covid-19. Estamos preparados para fazer uma grande mobilização para proteger as crianças”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo