Da Redação, com Caio Budel
Guarapuava – Cumprindo agenda em Guarapuava neste final de semana, a deputada estadual Cristina Silvestri relembrou a trajetória percorrida por ela há cerca de 12 anos e que influenciou no processo de instalação do Centro de Socioeducação (Cense), no município.
Segundo a parlamentar, que participou na manhã dessa sexta feira (06), da vistoria técnica realizada por técnicos da Secretaria de Estado da Justiça (Seju), após articulações junto ao Governo do Estado, Guarapuava foi sinalizada para receber o Cense, mas a administração da época optou pela não instalação. Agora, com o Governo do Estado, o Município, o Judiciário e Ministério Público trabalhando com entendimento, a deputada vê o momento como uma conquista para Guarapuava.
“Uma das prioridades do meu mandato é a prevenção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Então é uma conquista ver que o Cense pode ser instalado no município”.
Foram vistoriados três locais na região dos bairros Alto Cascavel e Boqueirão. Cada área precisa ter, no mínimo, 20 mil metros quadrados para atender os critérios técnicos da Seju, que é responsável pela instalação. O município cede a área ao Estado.
Segundo Artagão Júnior, atual secretário da Justiça Trabalho e Cidadania, se um laudo positivo for emitido pela equipe, a prefeitura vai promover as ações necessárias para a aquisição do terreno e a situação voltará a evoluir com o Governo do Estado.
Para a juíza da Vara da Infância e Juventude, Rafaela Zarpelon, Guarapuava possui uma demanda muito grande de adolescentes que praticam atos infracionais graves. "Dependemos de vagas que são liberadas por outras comarcas de Censes instalados em outros municípios para que possamos dar um tratamento adequado para esse nosso adolescente”, afirmou a juíza. Segundo Rafaela, o trabalho desenvolvido é socioeducativo. "Ele trabalha além do adolescente, com a família. Como nossos adolescentes vão cumprir pena em outros municípios, essas famílias ficam descobertas por esse atendimento especializado do Cense”.
Após a avaliação do levantamento pela equipe técnica, um parecer definitivo sobre a escolha do terreno será divulgado em 15 dias.