Ao invés de pavimentação, muitos donos de imóveis cobrem frente de lotes com britas (Foto: Caio Budel/RSN)
Em todos os bairros de Guarapuava é possível encontrar calçadas desniveladas, quebradas, com entulho acumulado ou até, em alguns pontos, a ausência de pavimentação na frente do imóvel. Por conta desses problemas, em alguns casos, os pedestres são obrigados a andar na rua para desviar os buracos ou a lama que se forma quando chove em algumas calçadas compostas apenas por terra.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da prefeitura, atualmente, em qualquer tipo de obra, a liberação só é cedida pela instituição caso os responsáveis sigam o Artigo 68 do Código de Postura imposto na Lei Complementar 035/2011. O artigo obriga que os proprietários de imóveis que tenham frente para ruas pavimentadas, ou com meio fio e sarjeta, a fazer calçada na frente de seus lotes e mantê-las limpas com bom estado de conversação.
Em rua do Trianon, matagal invade calçada e diminui espaço para pedestres andarem
Ainda de acordo com a Secom, as atuais calçadas com problemas na cidade se devem a ações externas, inerentes ao período em que a liberação do imóvel que contem a pavimentação foi cedida. Nestes casos, de acordo com a prefeitura, o ideal é que quem se sinta lesado pelos problemas faça uma denúncia na Ouvidoria, através do número 156.