22/08/2023



Cotidiano

Processo da primeira habilitação pode ser feito direto na autoescola

Curitiba – O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) informa que os candidatos à primeira habilitação podem iniciar todo o processo nos próprios Centros de Formação de Condutores (CFCs – as antigas autoescolas). Assim, os candidatos obtêm atendimento mais ágil, pois não precisam ir ao Detran, Ciretran ou posto de atendimento, para realizar abertura do processo.
Entre os serviços que podem ser realizados pelas autoescolas estão: abertura dos processos de primeira habilitação, retirada de protocolos, pagamento de taxas, além de agendamento de foto e exames. Não há a necessidade do candidato entrar em filas.
Segundo Maria Aparecida Farias, coordenadora de Habilitação do Detran/PR, o usuário deve levar documentação necessária (RG, CPF e Comprovante de residência) para abertura do processo na autoescola.
Em seguida, o CFC entrega os documentos ao Detran e faz o agendamento da foto. “Assim o candidato vem ao departamento somente para realizar a coleta das digitais, imagem e assinatura”, relata.
Depois de realizado essa etapa de biometria a autoescola faz o agendamento do exame de aptidão física e mental, bem como a avaliação psicológica. De acordo com o Coordenador da Controladoria Regional do Detran/PR, Herivelto do Carmo, esse procedimento é benéfico. “Isso evita que o usuário venha mais vezes ao Detran e enfrente filas ou espere pelo atendimento”, completou.
Para quem irá fazer a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tirou a primeira habilitação anterior ao ano de 98, o processo pode ser realizado via CFC. O condutor deverá cumprir carga horária de 15 horas de curso de atualização conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran – 168/169).

(AEN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo