22/08/2023



Brasil Cotidiano

Procon alerta consumidores sobre o direito de pedir devolução de pix

Caso tenha caído em um golpe, recomenda-se que se faça imediatamente um boletim de ocorrência e informe a agência bancária sobre o caso

pix

Até o fim de outubro, segundo os dados mais recentes do Banco Central, o Pix tinha 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,65 milhões de usuários (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Procon de Guarapuava informa aos consumidores que a partir desta terça (16) será possível requerer a devolução do Pix. De acordo com o órgão, pessoas que foram vítimas de golpes ou fraudes poderão ter o dinheiro de volta. O pix facilitou muito os pagamentos e transferências de dinheiro, entretanto crimes como sequestro relâmpago e clonagem do WhatsApp se tornaram frequentes.

Em razão disso, o Procon alerta os cuidados que devem ser tomados para evitar golpes indicando que todos tenham atenção redobrada ao fornecer dados, como senhas pessoais ou códigos. Além disso, outra prevenção a se tomar é evitar clicar em links que promete ofertas de prêmios e dinheiros.

Links que não apresentem confiabilidade, ou que o usuário não tenha dados da fonte, deve-se evitar o clique. Sobre aplicativos, o Procon orienta a baixar apenas os de lojas oficiais. Recomenda-se que sempre tenha um anti vírus, tanto no computador quanto no smartphone. Por fim, é importante verificar os extratos bancários com regularidade nunca transferir dinheiro sem antes falar com o titular da conta.

DEVOLUÇÃO

Caso tenha caído em um golpe, faça imediatamente o boletim de ocorrência. Em seguida informe a agência bancária para que se inicie a tratativa junto ao banco do usuário pagador. No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.

Quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações. Além disso, as instituições financeiras devem oferecer aos clientes a possibilidade de escolher limites de transação diferentes para o dia e para a noite, por conta da maioria dos crimes, como sequestros-relâmpago, acontecerem no período noturno.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo