22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Procon alerta para aumento de golpes do Pix em Guarapuava

Em caso de solicitação de dinheiro pelo WhatsApp, basta sempre confirmar com a pessoa de outras formas, como chamada de voz, áudio ou vídeo

Procon alerta para aumento de golpes do Pix em Guarapuava (Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Procon de Guarapuava divulgou algumas dicas para que os moradores fiquem atentos ao “Golpe do Pix”. Isso porque, segundo o órgão, houve um aumento desse tipo de golpe na cidade. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, os interessados podem buscar orientações no Procon ou pelo número (42) 3142-1939.

O Pix é um serviço digital para transferências bancárias gratuitas e instantâneas criado pelo Banco Central. Dessa forma, tornou-se um dos serviços mais utilizados pelos brasileiros para fazer transferências e pagamentos bancários. Contudo, com a rápida popularização e utilização, crescem também as tentativas de golpes.

De acorco com a coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche, os criminosos podem aplicar diversos golpes relacionados ao Pix. “Em um deles, o estelionatário finge ser conhecido e solicita dinheiro, alegando ter perdido ou danificado o celular. Outra tática envolve se passar por um banco, pedindo à vítima para cadastrar ou regularizar chaves Pix, obtendo assim informações confidenciais”.

A coordenadora também destaca outra tática dos golpistas. É muito comum que eles se passem por uma pessoa conhecida afirmando que trocaram de número. Assim, acabam pedindo tranferências. A dica é sempre ligar ou entrar em contato com o telefone que a pessoa geralmente utiliza para confirmar a troca.

Ao perceber o golpe, o consumidor deve entrar em contato imediatamente e informar o ocorrido. Mas é preciso agilidade, porque geralmente essas transações ocorrem de forma muito rápida. Desta forma, toda atenção por parte do consumidor é muito importante no sentido de evitar esses transtornos.

Outra forma de golpe é por meio de links. Os estelionatários utilizam páginas falsas para a vítima cadastrar dados confidenciais em links corrompidos, possibilitando transferências bancárias ilegais. Para se proteger, é importante nunca fornecer dados como senha para desconhecidos e/ou sites desconhecidos, assim como não fazer operações bancárias por telefone.

Além disso, em caso de solicitação de dinheiro por contatos do WhatsApp, basta sempre confirmar com a pessoa de outras formas, principalmente por chamada de voz, áudio ou vídeo. “Também é importante nunca cadastrar chaves Pix fora das plataformas e bancos oficiais”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo