O Procon de Guarapuava, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem), fiscalizou o mercado de combustíveis de Guarapuava entre os dias 24 e 26 de maio. Dessa forma, os fiscais verificaram se os combustíveis comercializados atendiam ao padrão de qualidade e o fornecimento do volume correto pelas bombas. Bem como, a apresentação de equipamentos e documentação adequados.
A ANP inspecionou nove postos e fez 29 testes de qualidade de combustível, coletou 28 amostras para análise em laboratório. Além disso, aplicou outras quatro medidas reparadoras de conduta que compreendiam a regulação do horário de funcionamento dos postos, que devem abrir das 6h da manhã até as 20h, como horário mínimo.
Já o Ipem fiscalizou 47 válvulas injetoras de combustível, com a reprovação de sete em razão de vazamento, gerando riscos a população. Bem como duas válvulas por estarem com o segmento do dígito queimado e uma por avançar o sinal do abastecimento, ou seja, não travava imediatamente.
O Procon apreendeu cerca 186 produtos vencidos, como óleo de motor, polidores, detergentes, bebidas e diversos produtos alimentícios. Assim, lavrou cinco autos de constatação por ausência de preços nos produtos à venda e dois autos por comercialização de produtos vencidos.
Por fim, em nenhum dos postos fiscalizados havia venda de combustíveis adulterados. Entretanto houve coleta de amostras que vão seguir para análise laboratorial. Para conferir o relatório completo, basta acessar o link.
Leia outras notícias no Portal RSN.