22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Procon divulga resultado da fiscalização em postos de combustíveis

A ação ocorreu em conjunto com a ANP e Ipem. Nos postos fiscalizados não foi constatada a venda de combustíveis adulterados

24783fd5-a717-4a95-b8fc-43d9af2c39d3

Nos postos fiscalizados não havia venda de combustíveis adulterados (Foto: Procon Guarapuava)

O Procon de Guarapuava, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem), fiscalizou o mercado de combustíveis de Guarapuava entre os dias 24 e 26 de maio. Dessa forma, os fiscais verificaram se os combustíveis comercializados atendiam ao padrão de qualidade e o fornecimento do volume correto pelas bombas. Bem como, a apresentação de equipamentos e documentação adequados.

A ANP inspecionou nove postos e fez 29 testes de qualidade de combustível, coletou 28 amostras para análise em laboratório. Além disso, aplicou outras quatro medidas reparadoras de conduta que compreendiam a regulação do horário de funcionamento dos postos, que devem abrir das 6h da manhã até as 20h, como horário mínimo.

(Foto: Procon Guarapuava)

Já o Ipem fiscalizou 47 válvulas injetoras de combustível, com a reprovação de sete em razão de vazamento, gerando riscos a população. Bem como duas válvulas por estarem com o segmento do dígito queimado e uma por avançar o sinal do abastecimento, ou seja, não travava imediatamente.

O Procon apreendeu cerca 186 produtos vencidos, como óleo de motor, polidores, detergentes, bebidas e diversos produtos alimentícios. Assim, lavrou cinco autos de constatação por ausência de preços nos produtos à venda e dois autos por comercialização de produtos vencidos.

(Foto: Procon Guarapuava)

Por fim, em nenhum dos postos fiscalizados havia venda de combustíveis adulterados. Entretanto houve coleta de amostras que vão seguir para análise laboratorial. Para conferir o relatório completo, basta acessar o link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo