22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Procon faz levantamento sobre altas nos preços do leite em Guarapuava

O Procon de Guarapuava fez um levantamento dos preços de leite longa vida integral, semidesnatado e sem lactose em 12 supermercados

Produtores de leite da Região Central contam com crédito emergencial (Foto: Reprodução/Pixabay)

Conforme a pesquisa, a maior variação ficou no leite sem lactose (Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Considerando as recentes altas nos preços do leite de caixa e em pacote, o Procon de Guarapuava fez um levantamento dos preços em 12 supermercados e redes da cidade. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, o Setor de Pesquisa analisou os preços praticados pelo leite longa vida integral, semidesnatado, sem lactose e em pacote.

De acordo com a Diretora do Procon, Luana Esteche, “a alta do produto se deu em razão da diminuição da produção. Bem como aumento do preço dos insumos de produção e que acabam refletindo no bolso do consumidor, demonstrando a necessidade de pesquisar”.

Para o leite longa vida integral o Procon encontrou um percentual de variação de preços de 15% entre o valor mínimo de R$ 5,99 e máximo de R$ 6,89. Já o leite semidesnatado teve percentual de 17% ficando entre R$ 5,96 e R$ 6,95. O leite desnatado fica entre R$ 5,99 e R$ 6,99 com percentual de 17% e o leite de pacote entre R$ 5,30 e R$ 6,79, com variação de preços de 28%.

VARIAÇÃO

A pesquisa encontrou a maior variação no leite sem lactose, com 34%, ficando entre os valores de R$ 6,09 e R$ 8,19. Segundo os comerciantes, os estabelecimentos estão trabalhando com baixos estoques em razão da oscilação de preços. Alguns desses pontos limitam a quantidade máxima adquirida em 12 e 24 unidades por cliente. Entretanto a maior escassez está nos derivados de leite, como queijos, requeijão e manteiga.

Conforme a diretora do Procon, é possível e autorizado que os estabelecimentos façam a limitação máxima de quantidade de produtos. “É plenamente possível que seja realizada esta ação, em razão de que visa proporcionar que mais consumidores possam adquirir o produto, o qual ainda não está faltando nas prateleiras do supermercado”.

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Antunes

Jornalista

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