O aumento repentino dos preços de alguns produtos provocou a reação do Procon em Guarapuava. São itens como leite, tomate, batata, ovos, banana e trigo que tiveram os valores reajustados nos últimos dias.
De acordo com o Procon, a fiscalização foi nessa terça (31) e a partir desse dias, os supermercadistas terão o prazo de 72 horas para apresentação de notas fiscais, sob pena de autuação e aplicação de multa por parte do órgão.
Conforme o coordenador do Procon Paulo Lima, as fiscalizações são pautadas em denúncias da comunidade que está assustada com o aumento repentino dos preços nos gêneros alimentícios.
A suspeita é que pode estar havendo abuso do poder econômico diante da atual pandemia e extrema vulnerabilidade do consumidor.
Segundo Paulo Lima, não pode haver qualquer aumento sem justificativa. “Ainda mais no período que estamos passando”.
Assim, caso haja a constatação do aumento injustificado da margem de lucro, as medidas necessários serão tomadas, inclusive com encaminhamento de cópia do processo ao Ministério Público.
CONSTATAÇÃO
Com o aumento dos preços, a pesquisa se torna ainda mais necessária. Conforme Paulo Lima, na fiscalização constatou-se uma “enorme variação de preços”. Assim, ainda é possível encontrar a caixa de leite longa vida por menos de R$ 3, bem como o quilo do tomate por até R$ 1,50.
Entretanto, há alguns dias o Procon já havia notificado os supermercados, farmácias e outros estabelecimentos que revendem o álcool em gel 70%, máscaras e luvas de proteção. “Estamos fiscalizando com base em denúncia que estamos recebendo diariamente”.
Assim sendo, o coordenador do Procon Guarapuava orienta a população a fazer denúncias sempre que verificar alguma irregularidade.
SERVIÇO
Durante o período de quarentena o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor não está com atendimento presencial. Isso porque as equipes estão intensificando as fiscalizações.
Entretanto, as denúncias e atendimentos estão sendo feitos nos seguintes canais: 151/3622-1370/3622-8345/whats: 9 8417-1913 ou aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.