O Procon de Guarapuava fiscalizou e orientou 31 estabelecimentos que comercializam pneus na cidade. A orientação ocorreu entre o dia 21 até hoje (26) e se deu quanto a proibição de imposição de quantidade mínima a ser adquirida. Bem como, sobre a “venda casada” com outros serviços.
A ação ocorreu após denúncias. As reclamações informavam que estabelecimentos comerciais vendiam apenas pneus em pares, e exigiam a contratação de outros serviços. Assim como calibragem e alinhamento, com a finalidade de concluir a venda dos produtos. De acordo com a lei, as lojas não podem alterar o preço da roda e do pneu vendidos separadamente, nem oferecer descontos quando contratados serviços paralelos.
Conforme a diretora do Procon, Luana Esteche, os consumidores não podem aceitar a imposição da “venda casada”.
Muitas vezes o preço do pneu anunciado é atraente. Entretanto, quando o consumidor chega no estabelecimento comercial se surpreende com a imposição da compra apenas do par do pneu, mesmo que necessite de um só. Ainda, existe a imposição da contratação de serviços adicionais como montagem, alinhamento e balanceamento, sob ameaça da perda de garantia, o que é contra a lei.
Por fim, as visitas, os profissionais distribuíram uma orientação por escrito para as empresas. Assim, estarão sujeitas a novas fiscalizações e imposição de multa por parte do Procon, caso não haja o cumprimento.
Leia outras notícias no Portal RSN.