Nesta sexta (25), dia de promoções da Black Friday, os setores jurídico e de fiscalização do Procon Guarapuava trabalham em regime de plantão para apurar as denúncias dos consumidores e combater irregularidades. Dessa forma, o horário de atendimento ocorre das 9h às 17h.
Neste ano, o atendimento vai ser em pontos de compras estratégicos na cidade. Assim, das 9h às 12h, as equipes ficam na intersecção entre as ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro. Em seguida, das 13h30 às 17h, estarão no Shopping Cidade dos Lagos.
Conforme o Procon Guarapuava, além de verificar possíveis infrações às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, a fiscalização também busca combater práticas de propaganda enganosa e “maquiagem de preços”. Ou seja, a ‘metade do dobro’, uma prática abusiva recorrente nesta época do ano que ocorre quando os comerciantes sobem o valor dos itens na véspera da Black Friday para simular um possível desconto.
A Black Friday movimenta grande número de consumidores em busca de ofertas. Para evitar qualquer tipo de inconveniente, o Procon viu a necessidade de estar mais próximo do Consumidor e trazer mais segurança nas compras.
Por isso, o Órgão lembra alguns cuidados que o Consumidor deve tomar nesse dia:
– Planejar e listar os produtos que precisa ou deseja;
– Acompanhar os preços dos produtos ou serviços. Identificar as melhores ofertas e conferir os descontos;
– Ter cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O comércio eventualmente faz liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, o consumidor deve aguardar;
– O importante, segundo o Procon, é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro na mão, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista;
– Solicitar todas as informações sobre o produto, e se for comprar a prazo, se informar dos juros incidentes e do valor final que vai pagar;
– Se verificar qualquer defeito após a compra, vale lembrar que, os itens comprados em liquidações e peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Sendo possível reclamar, em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano;
O Procon também orienta o consumidor a sempre desconfiar de preços muito mais baixos, pois estes podem constituir fraude, devendo sempre refletir antes da compra para não se endividar e fazer um péssimo negócio.
Por fim, o Órgão divulgou uma lista de sites que não recomenda a compra durante a Black Friday.
Leia outras notícias no Portal RSN.