22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Procon notifica 58 estabelecimentos por descumprimento de normas

Os estabelecimento não estavam expondo os preços dos produtos de forma clara nas vitrines. Ao todo, a fiscalização verificou 130 lojas

PROCON-Guarapuava-1

As equipes do órgão de defesa do consumidor seguem com a ação nos próximos dias (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Procon de Guarapuava notificou 58 estabelecimentos por não expor os preços dos produtos de forma clara nas vitrines. Ao todo, a fiscalização verificou 130 lojas da Região Central do município e também do Shopping Cidade dos Lagos até esta sexta (21).

Conforme a coordenadora do Procon, Luana Esteche, o objetivo é garantir que os estabelecimentos exponham os preços dos produtos de forma clara nas vitrines, proporcionando transparência aos consumidores. “Hoje, infelizmente, nós temos em Guarapuava muitas lojas que não colocam a precificação do produto quando ele está exposto na vitrine, ou o fazem de forma irregular, não trazendo o preço a vista e colocando apenas o valor parcelado”.

NOTIFICAÇÃO

Os estabelecimentos recebem uma notificação formal chamada ‘auto de constatação’. Nela o Procon aponta o não cumprimento da norma. Assim, os comerciantes recebem orientações sobre a regularização da situação em até cinco dias.

Caso algum estabelecimento não cumpra a orientação dentro do prazo determinado, fica sujeito a receber uma multa como consequência do descumprimento da exigência de exposição de preços nas vitrines.

Essa ação visa proteger os direitos dos consumidores, assegurando que eles tenham acesso a informações claras sobre os preços ao fazerem suas escolhas de compra.

A ação começou no Centro da cidade, passando pela rua Saldanha Marinho, XV de novembro, Capitão Rocha e por todas as lojas do Shopping Cidade dos Lagos. As equipes do órgão de defesa do consumidor seguem com a ação nos próximos dias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.