22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Procon notifica postos que já subiram preço dos combustíveis em Guarapuava

Coordenadoria do Procon diz que postos não podem reajustar valores nas bombas se ainda trabalham com estoques antigos

d5cf83e5-801d-41aa-9bde-6ef7df17d52e

Procon fiscaliza postos de combustíveis que se antecipam à Petrobras (Foto: Procon Guarapuava)

Embora a Petrobras tenha anunciado novo aumento nos preços dos combustíveis nas refinarias, nesta quinta (10), em Guarapuava há dias, algumas bombas já apresentavam reajustes. Por isso, o Procon municipal está notificando os postos que estão atuando irregularmente. Conforme a Petrobras, os aumentos serão de R$ 0,61 na gasolina e de R$ 0,90 para o diesel. Ou seja, uma elevação de 18,8% e de 24,9%, respectivamente.

De acordo com a coordenadora do órgão no município, Luana Esteche, embora o reajuste passe a vigorar nesta sexta (11), apenas nas refinarias, por enquanto, postos de Guarapuava se anteciparam à Petrobras.

“O postos de combustíveis não podem repassar o aumento se ainda estão comercializando estoque antigo. O repasse do aumento só deve ocorrer quando o combustível já foi adquirido com o valor mais elevado”.

(Foto: Procon Guarapuava)

Assim sendo, o Procon está notificando donos de postos para que apresentem notas fiscais de compras nas refinarias. Eles também devem mostrar as notas de vendas ao consumidor. Estas devem abranger os últimos cinco dias e as vendas futuras até 13 de março.

Conforme o Procon, os donos dos postos devem ainda justificar se houve reajuste nesse período. Outra exigência é a justificativa se os valores praticados tiveram aplicação por conta própria ou se seguem os valores das refinarias.

O Procon, conforme Luana Esteche, não é um órgão regulador de preços. Entretanto, tem o dever de combater práticas de abuso. “Por isso, estará vigilante na punição dos comerciantes que anteciparam o aumento nas bombas de combustíveis”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo