A coordenadoria do Procon de Guarapuava promete tomar medidas drásticas contra agências bancárias. Isso, caso não haja o cumprimento de exigências feitas pelo órgão em defesa do consumidor. É que durante a semana, quatro agências foram alvos de denúncias por parte de clientes. Pautados pelo excesso de tempo em filas, internas e externas – estas sem a distribuição de senhas-, consumidores ficaram indignados.
Conforme as reclamações, a maioria composta por clientes preferenciais ficaram à mercê do mau tempo e de péssimas condições de atendimento. Uma senhora de 89 anos, por exemplo, teve que esperar perto de 1h30 para fazer uma senha no Bradesco. No entanto, segundo o Procon, o tempo de espera em uma das agências, chegava a 1h40.
De acordo com o Procon, a operação ocorreu entre 6 a 8 de junho. Seis autos de constatação foram lavrados. E podem gerar multa, caso não haja o cumprimento da medida imposta, no prazo concedido. O valor, conforme o órgão pode chegar a mais de R$ 1 milhão.
A coordenadora do Procon em Guarapuava Luana Esteche disse que ela, representantes de outros outros 12 municípios e o Procon Paraná, reuniram-se nessa quinta (9) com o jurídico e com a Superintendência da Caixa Econômica Federal. Essa reunião foi convocada pelo Procon estadual.
O objetivo foi buscar soluções para o cenário apresentado em Guarapuava. Todavia, conforme a coordenadora, em março o Procon Guarapuava já havia se reunido com gerências de todas as agências bancárias da cidade para tratar desse tema.
É lamentável tamanho desrespeito aos consumidores por parte de algumas agências bancárias da cidade. Há um tremendo descaso dos fornecedores que insiste.
Entretanto, a conversa não deu resultado provocando nova fiscalização. De acordo com Luana, nas agências da Caixa Econômica e Bradesco constatou-se a prática de filas externas. E sem distribuição de senha, mesmo havendo espaço para espera de atendimento dentro da agência.
No Banco Itaú constatou-se que metade dos caixas eletrônicos não estavam funcionando. Conforme o Procon, essa precariedade gerou aglomeração e longas filas. Assim como o desconforto dos consumidores na espera do atendimento interno. Isso devido ao número de pessoas, reforma da agência e longo período de espera.
Por isso, conforme Luana, o Procon ainda nesta semana adotará medidas mais drásticas.
Vamos impor decisão cautelar para a adequação do tempo de espera para atendimento, adoção de filas externas na agência bancária. Esta condição, será admitida apenas para preservar a saúde do consumidor em razão da pandemia. No entanto, com a distribuição imediata da senha para atendimento.
Ainda, segundo o Procon, é necessária a manutenção dos caixas eletrônicos. Isso para possibilitar o aumento do atendimento. Assim como a triagem nas filas de espera.
TEMPO DE ESPERA
O órgão de defesa do consumidor já havia oficiado as agências bancárias da cidade para que se adequassem ao decreto municipal nº 2376/2014. Conforme o texto, o limite máximo de espera é o seguinte:
I – 20 (vinte) minutos em dias normais;
II – 30 (trinta) minutos:
a) no dia subsequente a feriados prolongados;
b) no dia de pagamento a funcionários públicos;
c) nos dias de vencimento das faturas das concessionárias de serviços públicos;
d) nos dias de recebimentos de tributos públicos.
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