Durante o mês de novembro ocorre o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira em Guarapuava. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Procon do Município.
Podem participar do mutirão pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia. Ou seja, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor negociado. Já para pessoas superendividadas, o Procon orienta procurar órgãos de proteção e defesa do consumidor.
A negociação das dívidas ocorre diretamente com as instituições financeiras. De acordo com o Procon de Guarapuava, os moradores estão tendo acesso a descontos e prazos especiais de pagamento, conforme as regras definidas por cada instituição.
Além disso, a negociação também pode ser feita pelo portal consumidor.gov.br, serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos.
O QUE NEGOCIAR?
O Brasil registrou 67,98 milhões de pessoas inadimplentes em agosto de 2022, de acordo com o Mapa de Inadimplência do Serasa. Desse total, 28,82% têm dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamento bancário. O restante tem contas de água, luz e gás, prestações de lojas, entre outras, em atraso.
Desse modo, qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis) podem ser negociadas no mutirão. E ainda, dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito.
Entretanto, não vão ser aceitas negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia.
COMO NEGOCIAR?
O Procon orienta o consumidor entrar em contato com o banco ou financeira que tem dívidas usando os canais oficiais da instituição. Desse modo, informe a dívida que pretende quitar e pergunte quais são as condições oferecidas. Após analisar a proposta, peça para assinar o acordo de negociação. Contudo, caso não concorde, faça contrapostas para chegar a um acordo.
Leia outras notícias no Portal RSN.