22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Procon promove mutirão para renegociação de dívidas

De acordo com as informações a solicitação de renegociação deve ser feita on-line entre os dias 15 e 31 de março

PROCON- GUARAPUAVA

Coordenadora do Procon Guarapuava, Luana Esteche, orienta que consumidor analise o valor das parcelas (Foto: Arquivo/RSN)

Entre os dias 15 e 31 de março, os Procons de todo o Brasil promovem um mutirão on-line de renegociação de dívidas. De acordo com as informações da Secretaria de Comunicação de Guarapuava, a ação ocorre juntamente com um conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.

Ainda de acordo com as informações o Procon de Guarapuava, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (ProconBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Fenabram), há a promoção do as negociações ocorrem através da plataforma.

Dessa maneira, a ação dos órgãos de defesa do consumidor, tem como objetivo a tentativa de reestabelecer o equilíbrio do orçamento familiar. Além disso, busca viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas e buscar soluções para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira, por exemplo.

PROCON GUARAPUAVA

De acordo com a coordenadora do Procon Guarapuava, Luana Esteche, o mutirão é uma grande chance para os consumidores negociarem suas dívidas e saírem do vermelho. Ela aconselha que antes de aderir ao mutirão de negociação, o consumidor avalie sua condição financeira. “O ideal é que o consumidor avalie qual o valor de parcela pode assumir para a quitação de suas dívidas. O importante é não assumir responsabilidade maior do que o sua renda pode suportar”.

O Prrocon de Guarapuava estará disponível para auxiliar os consumidores no preenchimento das informações através do telefone 3 621-4590, 3 621-4591 e 3 621-4592.

COMO PARTICIPAR?

Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Assim, no momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

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Cristina Esteche

Jornalista

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