22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Procon reforça campanha ‘De Olho na Validade’ em Guarapuava

Consumidores devem receber um produto como gratificação caso encontre itens com prazo de validade vencido na área de vendas

CARRINHO-DESUPERMERCADO

Campanha serve para proteger o consumidor (Foto: Arquivo/RSN)

Com o objetivo de alertar consumidores, o Procon de Guarapuava reforça os cuidados necessários na hora de escolher os produtos no supermercado em termos de data de validade. A campanha “De Olho na Validade”, uma parceria entre Ministério Público e Associação Paranaense de Supermercados encontrou algumas irregularidades.

De acordo com a coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche, a campanha trabalha em prol do consumidor. “A Campanha já existe há algum tempo e ainda está em vigência, sendo necessário que o consumidor tome conhecimento para que atue também como fiscal e em seu próprio benefício”.

REGRAS

Por isso, supermercados de Guarapuava aderiram à campanha com um termo de ajuste de conduta. Deste modo, os estabelecimentos têm que seguir algumas regras. Entre elas, se filiar a Associação Paranaense de Supermercados. Assim, o consumidor que encontrar produto vencido exposto em prateleira, terá direito de receber, como gratificação, produtos no percentual correspondente a 10% do total de produtos vencidos expostos na área de venda da loja.

Contudo, para ganhar um produto como gratificação, o consumidor dever encontrar entre um e 10 produtos vencidos, para ganhar dois produtos. Ou encontrar entre 11 e 20 produtos vencidos, e assim sucessivamente. Ainda conforme as determinações, o produto entregue deve ter valor igual ao do produto vencido. Haverá cobrança da diferença do valor, quando o consumidor escolher um produto mais caro.

Além disso, o consumidor não poderá receber crédito no valor correspondente ao produto vencido. A coordenadora ressalta que a medida vale para os produtos encontrados na área de vendas do supermercado, antes de sair da loja e antes de passar no caixa, desde que a irregularidade seja comunicada ao gerente. A lista de supermercados pode ser encontrada no site da Apras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo