Com o objetivo de alertar consumidores, o Procon de Guarapuava reforça os cuidados necessários na hora de escolher os produtos no supermercado em termos de data de validade. A campanha “De Olho na Validade”, uma parceria entre Ministério Público e Associação Paranaense de Supermercados encontrou algumas irregularidades.
De acordo com a coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche, a campanha trabalha em prol do consumidor. “A Campanha já existe há algum tempo e ainda está em vigência, sendo necessário que o consumidor tome conhecimento para que atue também como fiscal e em seu próprio benefício”.
REGRAS
Por isso, supermercados de Guarapuava aderiram à campanha com um termo de ajuste de conduta. Deste modo, os estabelecimentos têm que seguir algumas regras. Entre elas, se filiar a Associação Paranaense de Supermercados. Assim, o consumidor que encontrar produto vencido exposto em prateleira, terá direito de receber, como gratificação, produtos no percentual correspondente a 10% do total de produtos vencidos expostos na área de venda da loja.
Contudo, para ganhar um produto como gratificação, o consumidor dever encontrar entre um e 10 produtos vencidos, para ganhar dois produtos. Ou encontrar entre 11 e 20 produtos vencidos, e assim sucessivamente. Ainda conforme as determinações, o produto entregue deve ter valor igual ao do produto vencido. Haverá cobrança da diferença do valor, quando o consumidor escolher um produto mais caro.
Além disso, o consumidor não poderá receber crédito no valor correspondente ao produto vencido. A coordenadora ressalta que a medida vale para os produtos encontrados na área de vendas do supermercado, antes de sair da loja e antes de passar no caixa, desde que a irregularidade seja comunicada ao gerente. A lista de supermercados pode ser encontrada no site da Apras.
Leia outras notícias no Portal RSN.