22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná

Procon se reúne com a empresa ‘Oi’ buscando soluções para Guarapuava

Os representantes falaram sobre a melhora do suporte técnico em caso de defeitos na linha telefônica, assim como maior solução dos problemas

Procon

Só sobre preços abusivos, o Procon-PR recebeu mais de 2.800 denúncias de consumidores (Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

Os Procons de Guarapuava e do Paraná se reuniram nesta quinta (8) com o jurídico e técnicos da empresa de telefonia Oi. Eles discutiram a melhora da prestação de serviços de suporte técnico, em caso de defeitos na linha telefônica. Assim como maior agilidade na solução dos problemas dos consumidores.

O Procon ainda solicitou que a empresa solucione com a maior rapidez possível a situação das linhas telefônicas da Colônia Samambaia, no Distrito de Entre Rios. Isso porque, 33 consumidores da Colônia tiveram as linhas telefônicas desligadas sem autorização e outras 26 tem ameaça de desligamento.

A justificativa apresentada pela Companhia telefônica é de que ela faz substituição da tecnologia de cobre pela de fibra. Conforme eles, isso irá melhorar a qualidade da prestação de serviço e segurança em razão dos furtos do fio de cobre.

Contudo, nas áreas não beneficiadas inicialmente pela tecnologia de fibra terão um aparelho com tecnologia WLL, que funciona na mesma rede de celular. Entretanto, segundo moradores, a tecnologia WLL não funciona no local, o que vai deixar a comunidade desamparada do serviço de telefonia.

De acordo com a coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche, o desligamento unilateral das linhas telefônicas fere o direito dos consumidores. Além de configurar falha na prestação de serviços e por isso o Procon segue vigilante na situação. “Caso a empresa decida não contemplar a Região com a tecnologia de fibra e se a tecnologia WLL não funcionar, os serviços através do fio de cobre deverão se manter”.

ACORDO

Dessa forma, como tratativa, a empresa irá reavaliar as linhas telefônicas da Região. Caso não haja o funcionamento de qualquer outra tecnologia, irão religar os terminais telefônicos para os consumidores que desejarem, e manter as linhas ativas.

O Procon esclarece que para as demais Regiões que tiverem o sistema de cobre substituído pela tecnologia da fibra, não poderá haver aumento de valor com a mudança da tecnologia. Assim, o consumidor deve apenas manifestar a adesão, sem a necessidade de nova contratação.

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Antunes

Jornalista

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