22/08/2023



Educação Guarapuava

Procon vai ensinar defesa do consumidor a alunos em Guarapuava

Escola Municipal Antonio Lustosa de Oliveira foi a primeira a receber o projeto

cesar filho

Cesar Filho entrega cartilha a alunos (Foto: RSN)

O “boom” de publicidade que toma conta das redes sociais, por meio de “digital influncer”, youtuber, vlogger, ganha cada vez mais o público kids. Contudo, se para os pequenos se abre um universo de possibilidades de entretenimento, para os pais, esse mercado digital se transforma em pesadelo.

Afinal, essa motivação ao consumismo desenfreado, faz com que hoje o prazer de desembrulhar um pacote seja maior do que desfrutar o próprio produto desejado. Nasce aí um círculo vicioso. Assim, cada vez mais a ideia de comprar é difundida entre os kids.

A observação foi feita pelo prefeito Cesar Silvestri Filho no lançamento da Cartilha do Consumidor Mirim, nesta quarta (31), em Guarapuava. O livreto foi elaborado pelo Departamento Jurídico do Procon, com base em modelo de Umuarama.

PROCON VAI À ESCOLA

E é para conter esse impulso citado pelo prefeito que o Procon vai à Escola. A primeira a receber o projeto foi a Escola Municipal Antonio Lustosa de Oliveira, Centro. Ela foi a escolhida por ter o maior número de alunos de quinta série, público alvo do projeto. São 110 estudantes somente no período da manhã.

Porém, todas a rede de ensino de Guarapuava será contemplada. “Por meio dessa cartilha e de outras ações queremos despertar o consumismo sustentável”, disse a advogada do Procon Luana Esteche.

Paulo Lima, coordenador do Procon em Guarapuava (Foto: RSN)

Conforme o coordenador do órgão, Paulo Lima, iniciar a educação para o consumo na infância é fundamental para formar cidadãos conscientes. “Com os conhecimentos adquiridos, acreditamos que é possível mudar a realidade em que vivemos através das crianças e por meio da educação”.

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho (Cidadania), o conhecimento contribui para que as crianças se tornem consumidores mais pensativos. E com isso, aprendam a consultar o preço, a validade e ao mesmo tempo serem cidadãos melhores.

PALESTRAS LÚDICAS

O projeto Procon na Escola tem uma importância significativa. Além das cartilhas que serão entregues a cerca de sete mil estudantes, palestras lúdicas vão trabalhar no sentido de ter um consumo consciente desde a infância.

“Assim, quando essas crianças forem fazer compras com os pais, por exemplo, poderão observar melhor o produto, ver se tem defeito”, diz Paulo Lima.

Alunos de quinta série da Escola Antonio Lustosa (Foto: RSN)

SAÚDE EMOCIONAL

Todavia, muito mais do que a indução ao consumismo desenfreado, a preocupação é também com a saúde emocional das crianças. “Está havendo uma insatisfação cada vez maior no público infanto-juvenil. Nunca estão satisfeitos com o que tem. Por isso, a importância dessa cartilha do Procon nas escolas”.

Entretanto, Cesar Filho disse que essa sua observação não se trata de discurso comunista ou socialista. “Não é uma luta contra o capitalismo, mas sim contra o consumismo desenfreado. “É discurso de pai”.

Para Paulo Lima, a orientação é de que os estudantes levem as informações recebidas aos pais. De acordo com a secretária municipal de Educação, Doraci Senger, a cartilha será trabalhada pelos professores também em sala de aula.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo