Bárbara Franco
Há poucos dias da Páscoa, lojistas guarapuavanos reclamam que a procura pelos ovos e produtos relacionados é baixa. Nas lojas localizadas no Centro de Guarapuava, que vendem esses produtos, o preço da barra de chocolate com 1kg depende do sabor e da marca do produto.
De acordo com o sub gerente de uma rede de supermercados de Guarapuava, Luiz Carlos Santos, este ano a procura foi menor em relação ao mesmo período do ano passado. “ O maior fluxo de vendas está sendo nessa semana que antecede o Páscoa. A expectativa é que a procura aumente até sábado”.
Ainda segundo Santos o fator que mais influenciou para a diminuição das vendas de Páscoa foi ou aumento no preço do chocolates tanto nas barras de chocolate quanto nos ovos de Páscoa. “ A credito que a aumento no preço dos chocolates foi de cinco a seis porcento, é um aumento expressivo que afeta o bolso do consumidor e faz com que ele põe a mão no ‘’freio’’ e gaste menos”.
Faltam apenas três dias para a Páscoa e as prateilaras de chocolates ainda estão lotadas, comenta um consumidor. Para Maria Moraes este ano a chegada do coelhinho sera diferente tanto para os filhos como para os sobrinhos e afilhados. “ Todos os tipo e marcas de chocolates subiram os preços um ovo que eu paguei R$ 50,00 e hoje ele está custando R$ 70,00 aumentou muito o valor e o bolso do consumidor está curto. A alternativa para economizar e agradar a todos é fazer uma boa e detalhada pesquisa de preços. Outra tática que achei para agradar a todos é levar para os sobrinhos e afilhados uma caixa de bombom para cada”.
Para o comércio a Páscoa é uma das datas que mais fatura, e mesmo com a diminuição nas vendos os lojistas acreditam que hoje e sábado as vendas aumentem.