22/08/2023
Paraná Política

Procuradoria da Mulher debate violência em julgamentos de mulheres

Audiência pública também marca o início da campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

cristina-silvestri

Procuradoria da Mulher debate violência em julgamentos de mulheres  (Foto: Assessoria parlamentar)

A procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, Cristina Silvestri, coordena a audiência ‘on-line’ nesta sexta (20), às 16h. Conforme a programação, o encontro será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Assembleia. E também, pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net.

De acordo com a deputada, a audiência marcará também o início da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres. Entretanto, a posição da mulher em julgamentos com perspectiva de gênero e raça, estará no ponto central das discussões. O encontro ocorre no Dia Nacional da Consciência Negra.

Conforme Cristina Silvestri, a Procuradoria traz para o Paraná o debate sobre essa temática tendo como ‘pano de fundo’, um caso de repercussão nacional. “Uma influenciadora digital, foi humilhada durante um julgamento, justamente, por quem deveria defendê-la. Se a culpabilização da vítima ocorre em casos como esse, com mulheres que possuem influência e são conhecidas, imagina com as que nós não conhecemos? E as socialmente mais vulneráveis, como as negras?”.

A CAMPANHA

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” trata-se de uma mobilização global. Entretanto, no Brasil dura 21 dias. Isso porque inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, seguindo até 10 de dezembro. Trata-se do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

PARTICIPAÇÃO

A audiência conta com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. Conforme a Alep, o debate terá a participação das deputadas Mabel Canto (PSC), Cantora Mara Lima (PSC), Maria Victória (PP) e Luciana Rafagnin (PT). Além dos deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e Professor Lemos (PT). Segundo a Alep, todos são autores da Lei Estadual 20.234/2020, que implantou no Paraná a campanha de ativismo.

Conforme a Alep, a audiência contará, ainda, com o Núcleo Itinerante de Questões Fundiárias e Urbanísticas; Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB PR. Assim como da Comissão da Mulher Advogada da OAB PR; e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.