O Paraná é o maior produtor de milho do país e com isso é exemplo no cenário nacional. Assim os outros estados estão tentando identificar o caminho percorrido que possibilitou o estado a se transformar nessa potência.
Guarapuava aparece com destaque na cadeia produtiva do milho. Entre os produtores associados à Cooperativa Mista Agrária Entre Rios, a colheita do grão na safra normal revela que a produtividade alcançada na região deve atingir cerca de 11 mil quilos por hectare, similar à produtividade alcançada nos Estados Unidos, maior produtor de milho do planeta.
Em 2012/13, entre a produção da safra normal e a safrinha, o Paraná deverá colher cerca de 18,3 milhões de toneladas de milho, com picos de alta produtividade em várias regiões do Estado. A estimativa para os próximos cinco anos é que a produção nacional passe de 76 milhões para 100 milhões de toneladas.
Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava Anton Gora, é um aspecto positivo para a região. “A vantagem dos Estados Unidos é que eles possuem menos pragas e doenças. Aqui estamos aprendendo a trabalhar, com o tempo o manejo do grão será tão bom quanto o deles. O ponto positivo é se tornar referência para os demais estados e ser comparado a esse nível”.