A produção de pepinos pode ser uma boa alternativa de renda para famílias de pequenos produtores rurais de Foz do Jordão. A Prefeitura está firmando parceria com a Indústria de Alimentos Valence, com sede em Pinhais, que está disposta a por em prática no Município um projeto de incentivo à produção da cultura. Na última semana, o prefeito Neri Quatrin (PSD) esteve em Pinhais e conheceu a estrutura da empresa, agora está sendo agendada uma reunião técnica entre a indústria, a Prefeitura e os pequenos produtores para explicar o projeto.
Segundo o prefeito, a parceria faz parte do projeto de incentivo à geração de emprego e renda no município.
De acordo com o gerente da Valence, Adriano dos Santos, a produção de pepinos é ideal para propriedades onde será utilizada mão de obra familiar. “Com seis mil pés plantados em uma área de um hectare, a mão de obra pode ser familiar. É uma cultura que duas ou três pessoas podem cuidar tranquilamente”, explica o gerente.
Um dos aspectos destacados pelo gerente é a lucratividade que a produção de pepinos pode gerar para as famílias. De acordo com Adriano, dependendo do clima e da adaptação da cultura à região de Foz do Jordão, podem ser obtidas até três safras por ano. “Os produtores podem ter uma renda líquida de R$ 2 mil por semana nesse período”, enfatizou.
A Valence já possui projetos similares a esse que está sendo discutido com Foz do Jordão na Bahia, em Minas Geras e em Santa Catarina. O objetivo é aproximar geograficamente a produção das instalações da indústria.
Além da garantia de compra de toda a produção, a indústria está oferecendo aos produtores de Foz do Jordão um profissional que prestará assistência técnica e irá disponibilizar um container refrigerado para armazenar a produção no próprio município.
Nesta fase, a indústria está buscando 15 produtores interessados no projeto. A reunião técnica deve ser agendada ainda para o mês de março.