22/08/2023



Cotidiano Economia Paraná

Produção industrial do Paraná cresce 12,8%

Estado ficou acima da média nacional, que teve crescimento de 8,9%

linha-de-produtos

A produção industrial no Paraná cresceu 12,8% no mês de abril deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2017. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes). A pesquisa revelou que a média do Estado ficou acima do índice nacional.

Linha de produção Volkswagen/Audi, em São José dos Pinhais (Foto: Divulgação Volkswagen/Audi)

De acordo com informações da AEN, o crescimento da produção industrial no Brasil foi de 8,9%. Os setores que impulsionaram o crescimento paranaense foram o de bebidas (40,7%), seguido por veículos automotores (28,8%), material elétrico (25,1%) e derivados de petróleo e biocombustíveis (24%).

“Considerando os resultados setoriais, não há dúvida de que os vultosos investimentos realizados nos últimos anos, com o apoio do Governo do Estado, contribuíram sobremaneira para o desempenho recente da indústria do Paraná”, afirmou o diretor-presidente do Ipardes, Júlio Takeshi Suzuki Júnior.

Na comparação de abril com o mês de março, a variação na produção industrial paranaense também ficou acima do índice nacional. No Estado, houve um crescimento de 3,3%, enquanto no país o aumento foi de 0,8%.

QUADRIMESTRE

Segundo a pesquisa, no período entre janeiro e abril de 2018 a produção industrial do Paraná cresceu 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No quadrimestre, os setores que mais se destacaram foram os de veículos automotores (16,5%), de minerais não metálicos (12,5%), de produtos de madeira (12%) e de papel e celulose (9,5%). Neste período, o crescimento na produção industrial nacional foi de 4,5%.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo