22/08/2023




Brasil Economia Paraná

Produção industrial do Paraná tem melhor primeiro semestre em nove anos

O Paraná registrou crescimento de 7,8% no período em relação a 2018, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul

normal_NEW_HOLLAND_MONTAGEM_002

Crescimento no semestre foi puxado principalmente pelo bom desempenho do setor automotivo (Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr)

A produção industrial paranaense cresceu 7,8% no primeiro semestre de 2019, melhor resultado dos primeiros seis meses nos últimos nove anos. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é bem superior ao mesmo período de 2018, quando houve crescimento de apenas 0,2% no setor. Os números apontam para uma retomada depois das retrações registradas entre 2014 e 2016.

É o segundo melhor índice do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul (8%). Os números são bem superiores aos nacionais, que apontou retração de -1,6%. O crescimento do Paraná no semestre foi puxado principalmente pelo bom desempenho do setor automotivo (23,8%), máquinas e equipamentos (22,2%).

Também impulsionaram a produção, o setor de alimentos (10,5%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,6%). Os números da indústria automobilística paranaense cresceram quase sete vezes mais do que o resultado nacional, de 3,5%.

A retomada na produção industrial foi registrada ao longo de todos os meses do ano. Assim, janeiro (9,9%), fevereiro (11,8%) e maio (27,9%) registraram os maiores crescimentos. Nos últimos 12 meses (encerrados em junho) o aumento na produção industrial do Paraná foi de 5,1%. É o segundo melhor desempenho do país, logo atrás do Rio Grande do Sul (9,4%), e muito distante do Brasil (retração de -0,8%).

ÍNDICES NACIONAIS

O desempenho paranaense contrasta com os índices nacionais. O setor industrial brasileiro apresentou retração de -1,6% no primeiro semestre deste ano e acumula três trimestres seguidos de queda na série histórica. Segundo o IBGE, o nível de produção da indústria em junho retrocedeu para o patamar de 2009.

Para Julio Suzuki Júnior, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), os números refletem o dinamismo do setor industrial. E ainda, são resultados alcançados com o desempenho de segmentos representativos como o de automóveis. “A elevação do nível de emprego, observada nos últimos meses, está atrelada ao aumento de investimentos como um todo no setor”.

Conforme Thiago Ramos, economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), as reformas do Governo Federal podem gerar resultados ainda mais positivos. “A consolidação das reformas previdenciária e tributária vai gerar resultados ainda mais positivos, e contribuir com o desempenho do setor”.

MAIS EMPREGOS

O Paraná também mantém em 2019 a tendência de crescimento na criação de empregos. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no acumulado de 2019, foram abertas 40.537 vagas.  Assim, o Paraná foi o Estado que registrou o maior crescimento na variação de empregados com carteira assinada no setor privado no segundo trimestre de 2019.

Houve evolução tanto na comparação com o primeiro trimestre de 2019 quanto com o segundo trimestre de 2018. Os aumentos foram de 3,4% e 4,2%, respectivamente. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua), o Paraná é o terceiro Estado com empregados com carteira assinada no setor privado. São 81,4% no segundo trimestre de 2019, atrás apenas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo