22/08/2023


Agronegócio

Produtividade é impulsionada por tecnologia de ponta

imagem-96306

* Da Redação

A cevada é uma alternativa ao trigo como cultura de inverno. No Paraná atinge alta produtividade, com rendimento médio previsto nesse ano de 4,3 mil quilos por hectare na região de Guarapuava, que é a maior produtora de cevada no País. 

Atualmente são cerca de 500 produtores na região, como Manfred Becker, que plantou 60 hectares nessa safra. De acordo com ele, a previsão é colher 4,5 mil quilos por hectare. “A cevada é uma cultura de alto risco, muito suscetível ao clima, mas estamos conseguindo aumentar a produtividade, com variedades novas”, diz. A região de Guarapuava planta três variedades principais, que foram desenvolvidas para o clima da região, de acordo com Dirlei Manfio, técnico do Deral. 

“O Paraná se destaca porque alia pesquisa, assistência técnica, manejo adequado, o que garante alta produtividade. O formato é interessante porque funciona como uma cadeia integrada. O Estado tem tudo para se consolidar como um polo do setor”, diz Leandro Bren, coordenador de assistência técnica da cooperativa Agrária. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo