22/08/2023



Economia

Produtores de Bituruna tem 83 produtos certificados pelo SIM

Diversificação de atividade viabiliza a pequena propriedade e gera mais renda ao produtor

lingui

Frango certificado (Divulgação)

O perfil do agricultor familiar no município de Bituruna está mudando. Em busca da diversificação de atividades e o aumento da renda familiar a cada final de mês, o pequeno produtor aposta na industrialização de produtos. São produtos como linguiça, salame, bacon, aves abatidas, queijo e outros que vão para a mesa do consumidor com qualidade garantida.

Leonilde Filippi é uma produtora que investe nessa diversificação. Para isso, ela conta com o Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), implantado há cerca de dois anos. Ela comercializa frangos caipiras há seis anos e há um ano a atividade está certificada. “Após o registro começamos a vender para os mercados, o que traz facilidade pra quem quer comprar nossos produtos”. Uma estimativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rrural (Senar), mostra que a carne suína transformada tem um ganho de 50% sobre o produto in natura.

Prefeito Claudinei Castilho (Divulgação)

De acordo com o prefeito Claudinei Castilho, o objetivo é garantir a segurança alimentar para os consumidores. Já são 19 empresas certificadas e 83 produtos registrados. O trabalho é realizado através da parceria do SIM, pertencente à Secretaria de Agricultura, com a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, que orienta e fiscaliza os produtores.

Os produtores que desejam seguir o exemplo de Leonilde e de outros já certificados devem devem ir até a Secretaria de Agricultura, que fica na Prefeitura de Bituruna, ou realizar o requerimento online no site, na aba “Serviços > Requerimento para o Registro SIM/POA”.

Com visitas periódicas o SIM oferece assistência técnica e orientações sobre adequações na estrutura e no comportamento organizacional dos estabelecimentos. “Produtos certificados são sinônimo de procedência confiável, proporcionando aumento da renda dos produtores rurais de Bituruna”, disse o prefeito.

De acordo com o chefe do Sistema, Osmar Pedron de Matos, Bituruna tem a capacidade de aumentar significativamente o número de produtos. “Estamos acompanhando a finalização de algumas indústrias familiares que em breve vão iniciar as produções e também orientamos quem está testando novos produtos. Logo haverá mais opções para o consumidor adquirir produtos de Bituruna”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo