Produtores rurais de Guarapuava devem prestar contas das notas fiscais emitidas em 2017. O Departamento de Nota do Produtor, da Secretaria Municipal de Finanças de Guarapuava, solicita aos produtores rurais que já organizem as notas para realizar a prestação de contas junto à Secretaria, que fica na Rodoviária Municipal.
“Solicitamos aos produtores rurais que apresentem as notas logo no início do ano. O prazo para apresentação dos documentos é dia 31 de março de 2018, mas o quanto antes eles trazerem é melhor, já que precisamos elaborar um relatório com todas as notas do município”, detalha o chefe da Divisão Nota do Produtor, João Francisco de Assis.
Para os produtores rurais que não apresentarem as notas dentro do prazo, haverá consequências: o produtor será notificado e haverá uma multa de R$ 96,79 por nota não declarada. Além disso, Assis explica que quando o produtor não declara suas notas, há prejuízos também para o município. “É importante que o produtor não deixe de fazer a prestação de contas das guias emitidas, pois isso influencia no Fundo de Participação do Município (FPM), verba que é investida em Guarapuava”.
NOTA FISCAL DE PRODUTOR ELETRÔNICA
A partir do dia 1 de janeiro de 2018, haverá uma mudança para notas de produtor de operações interestaduais: as notas deverão ser emitidas de forma eletrônica. A emissão da NFP-e deverá ser feita pela internet no portal Receita/PR. O acesso se dá em ambiente seguro e mediante utilização de chave e senha.
O cadastro de acesso ao portal Receita/PR para emissão da NFP-e é feito na página da Fazenda (clique aqui) e é obrigatório para emissão das notas.
A orientação, aos produtores rurais, é não deixar para última hora a realização do cadastro e procurar auxílio de profissionais, como contadores.