22/08/2023
Agronegócio Cotidiano Guarapuava Paraná

Produtores têm até dia 30 para atualizar cadastro do rebanho

Os produtores podem fazer a atualização pessoalmente na unidade da Adapar, estabelecimentos autorizados ou ainda pela internet

boi

Em Guarapuava, os produtores rurais devem ficar atentos ao prazo da Campanha de Atualização do Rebanho. A medida é obrigatória e vai até 30 de novembro. A ação é para o cadastro de animais bovinos e búfalos, suínos, ovinos. Além disso, caprinos, cavalos, jumentos, burros, aves e peixes.

Esses dados também são importantes para a manutenção do status de estado livre da febre aftosa. Os produtores podem fazer a atualização pessoalmente na unidade da Adapar, estabelecimentos autorizados, ou pela internet, clicando aqui.

(Foto: Divulgação)

COMO ATUALIZAR

No site, é necessário que o usuário se cadastre com os dados pessoais para gerar um login e uma senha. Após efetuar o login, basta selecionar a propriedade com pendência de atualização, escolher a espécie e completar os campos com as quantidades de animais por idade e gênero.

Entretanto, este processo também pode ser feito manualmente preenchendo os formulários que são entregues na unidade da Adapar. O endereço é rua Vicente Machado, 1827, no Centro de Guarapuava. Além disso, na Secretaria Municipal de Agricultura, que fica junto à Rodoviária de Guarapuava. E ainda em estabelecimentos autorizados indicados no site da Adapar.

O criador que não cumprir com a atualização será penalizado com multa estabelecida pela lei 11.504/96 e o Decreto Estadual 12.029/2014. No Paraná, o Ministério da Agricultura suspendeu a vacinação desde primeiro de novembro. A partir de 2020, animais vacinados não poderão entrar em propriedades rurais, não havendo restrições para ingresso de animais vindos de outros estados que não praticam a vacinação.

Essa determinação dará maior qualidade ao rebanho, e a conquista de novos mercados internacionais. Assim, o próximo período para atualização do rebanho ocorrerá em maio de 2020.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.