22/08/2023
Comunidade Cotidiano Em Alta Guarapuava

Produtores tiveram perdas de até 100% após geada e chuvas

Os produtores mais atingidos foram os que cultivam hortaliças, especialmente as folhosas. O plantio sem estufa intensificou as perdas

Perdas com a geada em Guarapuava (Imagem: IA)

Quem foi ao supermercado nos últimos dias deve ter notado que os produtos do setor de hortifruti ficaram mais caros. Os dias de intensas geadas seguidos de um prolongado período de chuva dificultaram o trabalho dos pequenos produtores rurais de Guarapuava, especialmente aqueles que não tem estufa para o plantio. Segundo a Secretaria de Agricultura do município, as perdas foram de até 100% em algumas lavouras.

Nesse sentido, os produtores de verduras folhosas são os que mais sofreram com as perdas, segundo o secretário de Agricultura de Guarapuava, Celso Fernando Dias Doliveira. Contudo, hortaliças como batata, mandioca, repolho, tomate, alface e cebola também não reagem bem a esse clima. A secretaria acompanha cerca de 130 propriedades que cultivam hortaliças.

O técnico da secretaria, Amarildo Freder afirma que os danos foram grandes. “A gente teve perdas principalmente na questão das folhosas, que são mais sensíveis ao frio”. Ao contrário, Freder explica que as plantas brássicas como couve-flor, brócolis, repolho, agrião e rúcula têm maior resistência ao frio e a umidade.

A utilização de estufas reduziriam esses danos. Contudo, nem todos os produtores têm condições de comprar esse tipo de equipamento para as produções. “Poucos usam o cultivo protegido, então isso também acabou deixando as plantações mais suscetíveis a esse frio, com as plantas expostas”.

No caso dos morangos, Freder avalia as perdas de maneira diferente. “Nesse caso não é a perda da planta, é a perda de uma florada. Então, o que tinha de flor e frutos, verde ou maduro, que foram atingidos pela geada, eles acabam se perdendo. Mas na próxima florada, ele acaba se recuperando. Então, o produtor teve prejuízo, no caso do morango, mas é mais neste período. Então, na próxima florada, ele já recupera”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Amanda Borges

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.