22/08/2023



Educação

Proerd Kids já formou 7 mil crianças em 5 anos

imagem-94750

Lizi Dalenogari, da Redação

Os encantadores pequeninos formandos do Proerd Kids deram uma lição de cidadania na tarde desta terça-feira (30) no Pahy Centro de Eventos. O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) conta com três currículos e um deles abrange crianças do 1º ano das escolas do município. Guarapuava é uma das únicas cidades do Paraná a ofertar esta modalidade desde 2010. Em cinco anos já formou 7 mil crianças.

No Proerd Kids estas crianças recebem informações sobre como se manterem seguras, ficando distantes das drogas e da violência de forma lúdica e divertida. Com as informações dos policiais elas aprendem a reconhecer e evitar situações que possam comprometer sua segurança e saúde.

Isabella Santos Kulik, de 6 anos, estava toda contente acompanhada da mãe Márcia Regina dos Santos e da vovó Ione Almeida. Ela é aluna da Escola Municipal Capitão Wagner e não escondia a alegria em se formar no Proerd. “Eu aprendi que tem que se dizer não para as drogas e que Luz, Câmera, Ação… quer dizer Silêncio”, conta.

Márcia Quadros é mãe do aniversariante do dia João Victor, de 6 anos, que estava competindo com os fotógrafos de plantão para conseguir as melhores poses do D.a.r.e, o mascote do programa e amigo da criançada. “Eu aprendi que o D.a.r.e é nosso amigo e nos protege e que temos que virar fera, sendo corajosos para enfrentar as coisas más”, conta entusiasmado o formando.

Durante a abertura, o comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar e do Proerd, 1º tenente Saulo Vinícius, cantou diversas músicas acompanhado da banda de policiais militares, animando os participantes. “O Proerd Kids, voltado a alunos do 1º ano, traz as primeiras noções de segurança para que, desde os 6 anos de idade, os pequeninos saibam dizer não as drogas, ampliando o que os pais e a escola ensinam”, explica.

Trabalhando no Proerd desde a implantação no município, a soldado Matilde Queiroz de Paula Louro acredita que os pais e a escola, hoje, valorizam o Proerd como um parceiro. “Os alunos aguardam ansiosos pelas aulas porque, com as atividades lúdicas e dinâmicas, há o interesse de toda a comunidade escolar, então é mais fácil passar o conhecimento e principalmente fixar as mensagens de resistência às drogas”, destaca.

Pais e professores foram homenageados salientando que o sucesso do programa só se dá através do empenho de todos os envolvidos neste processo de aprendizagem. Escola, polícia, família e comunidade devem trabalhar juntas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo