Da Redação, com assessoria
O Colegiado de Fisioterapia da Faculdade Guairacá tem mais um docente com titulação de Doutor no seu quadro efetivo. O professor Luiz Alfredo Braun Ferreira defendeu sua Tese de Doutorado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de São Paulo. O projeto final apresentado tem como título ‘Órteses Plantares e Capacidade Funcional de Indivíduos Pós-Acidente Vascular Encefálico’.
Alfredo explicou que uma das principais alterações presentes em indivíduos pós-acidente vascular encefálico (AVE) é o comprometimento motor e, para isso, diferentes tipos de órteses são utilizadas. Considerando que as palmilhas posturais têm o objetivo de reorganizar a mecânica postural e reorganizar o tônus muscular, ela pode exercer um papel semelhante a das órteses convencionais. Assim, o principal objetivo do trabalho desenvolvido foi verificar o efeito do uso das palmilhas posturais na capacidade funcional de indivíduos pós-acidente vascular encefálico, principalmente no equilíbrio e na marcha destes pacientes.
Durante a pesquisa, foi recomendado que os pacientes utilizassem uma palmilha por um período de 3 meses, fabricada especificamente para a disfunção que o derrame causa nos pacientes. “Pode-se observar uma melhora importante no equilíbrio postural, bem como na amplitude articular do tornozelo durante a caminhada. Esses foram resultados de extrema importância para a liberdade funcional para os pacientes com essa doença”, afirmou o professor.
O trabalho foi desenvolvido na Faculdade Guairacá, em parceria com o Instituto Politécnico de Milão, onde ele esteve durante três meses realizando suas pesquisas. A apresentação aconteceu na quinta feira (06).